colunas lista de leitura

Lista de leitura - outubro e novembro

15:22neo


Estreando a segunda coluna do NL, temos minha lista de livros para ler (ou ao menos tentar) em outubro e novembro. Leio dois livros ao mesmo tempo; um físico e um no tablet, com os físicos sendo geralmente livros em português lançados aqui no Brasil e os do tablet obras em inglês ainda sem versão brasileira, embora haja exceções. Atualmente estou lendo Luck in the Shadows no tablet e O Poder da Espada em livro físico. Enfim, aqui está minha lista de leitura para os próximos meses:
  • A Canção do Sangue (A Sombra do Corvo #01), Anthony Ryan
Quando Vaelin Al Sorna, um garoto de apenas 10 anos de idade, é deixado por seu pai na Casa da Sexta Ordem, ele é informado que sua única família agora é a Ordem. Durante vários anos ele é treinado de forma brutal e austera, além de ser condicionado a uma vida perigosa e celibatária. Mesmo assim, Vaelin resiste e torna-se líder entre seus irmãos. Ao longo de sua jornada, Vaelin também descobrirá de quem foi o verdadeiro desejo para que ele fosse entregue à Ordem o objetivo sempre foi protegê-lo, mas ele não tem ideia do quê. Aos poucos, indícios de uma esquecida Sétima Ordem e questões acerca das ações do Rei Janus fazem Vaelin Al Sorna questionar sua lealdade. Destinado a um futuro grandioso, ele ainda tem que compreender em quem confiar. Neste primeiro volume da trilogia A Sombra do Corvo, Anthony Ryan estreia de maneira promissora na literatura com uma aventura repleta de ação.
A Canção do Sangue, primeiro livro de Anthony Ryan e publicado de modo independente em 2011, foi tão bem recebido que acabou sendo lançado novamente, dessa vez sob uma editora, em 2012, e desde então vem colecionando centenas de fãs e inúmeras críticas positivas. Até alguns dias atrás eu nem sabia que ele seria lançado aqui no Brasil e já estava fazendo planos para lê-lo em inglês (planos que me deixavam um tanto para baixo - fantasia em inglês ainda me dá dor de cabeça de vez em quando), mas, felizmente, a Leya já lançou o livro e, em um impulso, eu já o comprei (culpa da Saraiva que o está vendendo por quarenta reais). Tenho umas expectativas bem altas para A Canção do Sangue - a sinopse é ótima e a nota no GoodReads (4.54), melhor ainda.
  • Gardens of the Moon (The Malazan Book of the Fallen #01), Steven Erikson
O Império Malazano ferve com o descontentamento, ressecado pela guerra interminável, amargas brigas internas e confrontos sangrentos. Mesmo as legiões imperiais, acostumadas com o derramamento de sangue, anseiam por um pouco de descanso. No entanto, o governo da Imperatriz Laseen permanece absoluto, imposto pelo medo por seus assassinos da Garra. Para o sargento Whiskeyjack e seu esquadrão de Bridgeburners, e para Tattersail, mago sobrevivente da Segunda Legião, as consequências do cerco à Pale deveria ter sido um tempo para lamentar os muitos mortos. Mas Darujhistan, última das Cidades Livres de Genabackis, ainda resiste. É a esta antiga cidadela que Laseen lança seu olhar predatório. No entanto, parece que o Império não está sozinho neste grande jogo. Sinistras forças sombrias estão se reunindo enquanto os próprios deuses se preparam para jogar a sua mão.
Esse já tem até capa e nome em português (Os Jardins da Lua, primeiro volume da série As Crônicas do Império Malazano). Gardens of the Moon será lançado no Brasil pela editora Saída de Emergência, embora ninguém saiba exatamente quando (final de 2015, início de 2016 e assim por diante). Confesso que estava esperando lançarem por aqui mesmo porque, como disse lá em cima, fantasia em inglês ainda me dá dor de cabeça, mas depois de descobrir que corro o risco de esperar mais um ano inteiro resolvi deixar esse incômodo de lado e começar a série. Tenho expectativas mistas para Gardens of the Moon; já ouvi falarem muito bem e também já ouvi falarem muito mal, e a nota no GoodReads me deixa meio apreensiva (3.82). Mas ouvi dizerem também que há personagens femininas boas e até personagens LGBT+, então, é, estou ansiosa para começar esse livro.
  • As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01), Scott Lynch

O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas. O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.

O tanto que já ouvi falar bem desse livro me deixa com expectativas muito, muito altas, mas também falavam muito bem de Mago - Aprendiz, de Tigana e de A Espada de Shannara e Deus sabe como odiei esses livros. De As Mentiras de Locke Lamora, porém, não ouvi falarem mal em ocasião praticamente nenhuma, então acho estou a salvo de outra decepção dessa vez. A nota no GoodReads também é ótima (4.27), mas, infelizmente, nunca se sabe.
  • The Young Elites (The Young Elites #01), Marie Lu

Adelina Amouteru é uma sobrevivente da febre de sangue. Dez anos atrás, essa doença mortal varreu sua nação. A maior parte dos infectados morreram, enquanto muitas das crianças que sobreviveram foram deixadas para trás com marcas estranhas. O cabelo negro de Adelina se tornou prateado, seus cílios ficaram pálidos e agora ela tem apenas uma cicatriz irregular onde seu olho esquerdo um dia esteve. Seu pai cruel acredita que ela é um malfetto, uma abominação, arruinando o bom nome de sua família e bloqueando o caminho de sua fortuna. Mas rumores dizem que alguns dos sobreviventes da febre possuem mais do que cicatrizes - muitos acreditam que eles detém dons poderosos e misteriosos, e apesar de suas identidades se manterem em segredo, eles começaram a ser chamados de Jovens Elites.

Teren Santoro trabalha para o rei. Como Líder da Inquisição Axis, é seu trabalho caçar os Jovens Elites, destruí-los antes que eles destruam a nação. Ele acredita que os Jovens Elites são perigosos e vingativos, mas é Teren quem pode possuir o segredo mais sombrio de todos.
Enzo Valenciano é um membro da Irmandade da Adaga. A seita secreta de Jovens Elites procura outros como eles próprios antes que a Inquisição Axis o faça. Mas quando os Adagas encontram Adelina, eles descobrem alguém com poderes como eles jamais viram.
Adelina quer acreditar que Enzo está do seu lado, e que Teren é o verdadeiro inimigo. Mas a vida desses três irá colidir de modo inexperado na medida que cada um luta uma batalha pessoal e diferente. Mas de uma coisa eles têm certeza: Adelina possui habilidades que não pertencem a esse mundo. Uma escuridão vingativa em seu coração. E um desejo de destruir todos que se atrevam a cruzar seu caminho.

Esse livro tem tudo - tudo! - para ser simplesmente incrível. Li as primeiras páginas de Legend, o primeiro (se não me engano) livro da autora, e não achei grande coisa (embora pretenda sim lê-lo um dia), mas o único capítulo lançado até agora de The Young Elites Ã© muito, muito bom, e mil vezes melhor do que as primeiras páginas que li de Legend. Nem preciso dizer que estou muito ansiosa por esse livro (pode-se dizer que ele é minha última tentativa de continuar lendo YA). Além disso, estou mais do que pronta para colocar Adelina no pedestal de melhores protagonistas do gênero (ela é uma anti-herói e isso simplesmente não existe em canto nenhum, praticamente. E não tem um olho. Tudo indica que ela vai ser maravilhosa) e a nota no GoodReads é alta para um YA (4.04). Meu único medo é Teren, Enzo e Adelina acabarem em um triângulo amoroso.

Eu não sei o que sou capaz de fazer se eles acabarem mesmo em um triângulo amoroso. Eu. Não. Sei.

!!!!
  • The Mirror Empire (The Worldbreaker Saga #01), Kameron Hurley

Nas vésperas de um evento catastrófico recorrente conhecido por extinguir nações e remodelar continentes, um órfão problemático escapa da morte e da escravidão para descobrir seu próprio passado sangrento... Enquanto um mundo vai para a guerra contra si mesmo.

No reino congelado de Saiduan, invasores de outro reino estão dizimando cidades inteiras, deixando para trás nada além de cinzas e ruínas.

À medida que a estrela negra do cataclismo surge, um governante ilegítimo tem a tarefa de manter unido um país fraturado pela guerra civil, um jovem lutador precoce é convidado a trair sua família uma general meio-Dhai tem que decidir entre a erradicação do povo de seu pai e a lealdade para com sua Imperatriz alienígena.

Através de alianças tensas e traições devastadoras, os Dhai e seus aliados tentam se manter contra uma força aparentemente imparável enquanto nações inimigas se preparam para um encontro de mundos tão antigo quanto o próprio universo.

O final, um mundo se erguerá - e muitos perecerão.

Quando li a sinopse desse livro pela primeira vez fiquei muito empolgada porque, bem, olha só essa sinopse; não parece indicar um livro de fantasia muito diferente do usual? Algo original, inusitado, que se sobressaia num mar de literatura fantástica que propõe a mesma coisa? Era algo assim que eu estava esperando - é algo assim que estou esperando, mas agora não pelos mesmos motivos.

Li algumas resenhas desse livro. Uma, porém, se destacou; o autor da resenha reclamou da ausência de personagens masculinos marcantes - pausa para franzir a testa -, reclamou da ideia de homens serem vistos como seres inferiores às mulheres no livro - pausa para checar a sinopse de novo -, reclamou da violência contra esses homens - pausa para checar a capa, a sinopse e para refletir por um minuto - e, por fim, reclamou da aparente ausência de personagens heterossexuais.

Essas reclamações são meio engraçadas, não acha?

Depois de ler essa resenha percebi que há duas opções. Primeira: o autor da resenha pode estar certo e todos os elementos acima citados só existem para chocar e para mascarar uma história fraca (o que é possível e o que vai me deixar revoltada de se for verdade). Segunda: o autor da resenha (um homem!) só está se sentindo incomodado porque não está acostumado, como nós mulheres estamos e como as outras minorias também estão, a ser o suposto lado mais fraco da corda. Rá!

Ou seja, The Mirror Empire vai ser ou o meu melhor livro do ano ou a minha maior decepção literária. Sem mais.

(Nota 3.91 no GoodReads, o que me deixa um tanto apreensiva).

Não acho que eu vá conseguir ler seis livros em menos de dois meses, mas a intenção é o que conta. Provavelmente termino O Poder da Espada Luck in the Shadows nos próximos dias, então as resenhas de ambos estarão aqui no blog em breve.

E vocês, o que pretendem ler agora em outubro-novembro?

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Bah, tirou praticamente toda a lista da minha estante! AHSUHASUHUSHU

    A Canção do Sangue é um livro que promete, muitas pessoas falam bem mesmo, mas só pegando para ler a gente terá uma noção do que é realmente. Malazan eu ainda não me empolguei pra ler, dizem que é uma leitura difícil (não pelo inglês, a própria história é difícil de entender). Locke Lamora você está lendo e vai acabar descobrindo que é um dos melhores do ano, o humor sarcástico dos personagens deixa tudo mais fácil e divertido de se ler. Quanto ao livro da Marie Lu, eu li a trilogia Legend e para mim é a única distopia que preste nos dias atuais, bem melhor que Jogos Vorazes e Divergente, mas vai de cada um mesmo. The Young Elites está nas leituras futuras, mas não tão próximas. haha

    No mais, era isso. Agora estou lendo Maretenebrae para a leitura conjunta de novembro lá no grupo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ouvi dizer que Legend é melhor que a maior parte dessas novas distopias mesmo, então pleanejo ler a trilogia em breve. Vou começar a ler The Young Elites assim que lançar (amanhã, no caso, ou, como estou viajando, domingo).
    Pensei em comprar Maretenebrae para a leitura conjunta, mas desisti no último momento por medo de me decepcionar depois lol Mas quem sabe um dia. Abraço!

    ResponderExcluir

Formulário de contato