colunas feminismo

Rants literários: feminismo e machismo, misandria e misoginia e a representação de minorias na literatura

20:48neo


Sim, eu sei que hoje não é dia de rant literário, mas algo que aconteceu ontem acabou tornando esse post algo necessário o mais rápido possível. principalmente porque eu meio que não quero esquecer tudo que pensei nas últimas 24 horas. Sim, tenho uma memória de peixe para detalhes.

[Atenção: spoilers pequenos para O Nome do Vento O Temor do Sábio]

Tudo começou por causa da Denna.

Para quem não sabe, Denna é uma das personagens da série A Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss e, como descobri ontem, não é lá uma personagem muito amada. Em um grupo de livros de fantasia do qual participo do facebook, um dos membros postou algo sobre não gostar dela e rapidamente várias outras pessoas que tinham lido os livros apareceram para concordar com essa opinião. Eu fui uma delas; a Denna é uma das poucas personagens de A Crônica do Matador do Rei que eu realmente não gosto. Acho-a uma chata, na maior parte do tempo uma inútil também, e odeio como o Kvothe, o protagonista, se transforma em um palerma quando está com ela. Poucas não foram as vezes em que eu pausei a leitura de O Nome do Vento e de O Temor do Sábio quando a Denna aparecia, porque, sério, ela é um saco. Um porre. Minha vida (e a do Kvothe, suspeito) seria mais fácil se ela sumisse de vez da história que, tirando ela e alguns outros poucos defeitos, é maravilhosa. Então, sim, eu também não gosto nem um pouco da Denna.

O problema foi o modo com que um pequeno detalhe sobre a Denna foi colocado por alguns participantes dessa discussão. Veja bem, a Denna é uma prostituta (ou uma cortesã, sei lá), e em O Temor do Sábio somos levados a acreditar que ela é uma prostituta/cortesã porque não tem como se sustentar de outro modo. Nessa discussão desse grupo no facebook, várias pessoas se referiram a ela como "uma vadia que só vive dando em cima de homens por aí" ou, com desprezo, disseram que "ela é só uma vadia", e isso meio que me deixou meio desconfortável, mas foi só quando outra pessoa - uma mulher - apontou que aquilo era machismo que me senti à vontade para concordar. Podem chamar de covardia, mas geralmente evito entrar em discussões sobre feminismo, misoginia, misandria ou machismo quando sei que a maior parte dos envolvidos é formada por homens, já que muitas vezes isso significa dar murro em ponta de faca e, sinceramente, eu não tenho muito saco para isso não. Ou saco para discussões em geral.

Considerar uma mulher (ou homem) inferior ou tratá-la/o com desprezo por causa do aspecto sexual de sua vida não é apenas machismo; é slutshamming.
Slutshamming [em inglês, slut pode significar vadia ou vagabunda, e shamming vem de shame, que significa vergonha] é tratar com desprezo ou considerar inferior homens ou mulheres por causa do aspecto sexual de suas vidas. Esse "aspecto sexual" pode ser o próprio sexo, mas se estende também ao modo de vestir, principalmente das mulheres, que muitas vezes sofrem reprimendas por usar roupas "sexy demais".

Me responda: se você encontrasse uma prostituta em qualquer lugar que seja, você a trataria mal ou de um modo diferente? Se a resposta for sim, acredito que esteja na hora de você rever algumas opiniões suas. É meio estranho ter que que falar isso (já que deveria ser algo óbvio), mas prostitutas são pessoas normais. Elas podem estar nessa profissão por necessidade ou por pura vontade, não importa; você pode não concordar, mas diminuí-las por causa disso é estupidamente errado.  E é slutshamming.

Slutshamming é falar mal de garotas ou mulheres que fazem sexo com vários homens também. Veja bem, quando um homem "pega" várias, ele não sofre nem um décimo do que a mulher sofre ao "pegar" vários; pelo contrário, ele tem sua masculinidade reafirmada ao sair com muitas mulheres. Outros homens aprovam, outras mulheres podem até sacudir a cabeça em reprovação, mas a coisa toda é vista como algo normal. Mas uma mulher? Saindo com vários caras? Ah, essa é uma vadia, uma "rodada", e é totalmente aceitável fofocar sobre ela ou mesmo rir dela. Obviamente, é igualmente errado chamar um homem de canalha ou de vagabundo, ou até mesmo de galinha, mas é óbvio também que chamar um cara de galinha não tem o mesmo impacto e não causa o mesmo estrago do que chamar uma mulher de cachorra ou vadia. Porque, como eu já disse, homens com vida sexual ativa é algo esperado; eu até mesmo já vi garotos sendo zoados por homens e mulheres mais velhas por não ter uma, por serem virgens (e isso já é outro grande problema). Mulheres não têm essa liberdade.

O problema dos comentários dessa discussão sobre a Denna não foi o fato de não gostarem dela; foi o de usarem esse aspecto da vida dela para justificar esse não gostar. Eu não gosto da Denna, mas meus motivos passam longe do fato de ela ser uma prostituta. Uma pessoa não pode ser definida, gostada ou desgostada, por sua profissão, mesmo que esta seja uma tão mal-vista como a prostituição.

A reação ao comentário dessa outra mulher sobre machismo e ao meu sobre slutshamming foram coisa de outro mundo. Eu fiquei até surpresa com a voracidade com quem essas pessoas - homens - expressaram sua opinião. Foram comentários com quotes como "essa chatice de feminismo até mesmo aqui", "lá vem essas feministas estragando uma conversa normal", "esse politicamente correto estraga toda a diversão" e mais frases simpáticas assim. Houve até um cara dizendo que feminismo era endeusar a mulher, odiar os homens e desejar um mundo onde os homens se joguem aos nossos pés e lambam nossos dedos. Ele ainda disse que nós, mulheres, já temos mais direitos do que eles, os homens, mas isso é uma grande mentira. E essa concepção de feminismo dele está total e completamente errada. Isso de endeusar as mulheres e odiar os homens é misandria.
Misandria é o ódio ou desprezo ao sexo masculino (homens ou meninos). É o oposto de misoginia, o ódio ou desprezo ao sexo feminino.

Misandria não é feminismo. Feminismo é um movimento que busca a igualdade entre homens e mulheres e não a superioridade da mulher. Existem sim várias "feministas" por aí que na verdade praticam a misandria, mas elas não representam todo o movimento (até porque elas não fazem parte dele. Se você ver qualquer mulher que se diz feminista incitando o ódio aos homens, não se engane; é misandria, não feminismo). Feminismo jamais será sobre fazer os homens se ajoelharem e lamberem nossos dedos; feminismo é sobre lutar, entre outras coisas, para que mulheres com vida sexual ativa não sejam desprezadas ou odiadas pela sociedade, para que a mulher tenha a liberdade para ser o quão sexual ela quiser, com quem quiser. Simples assim.

[EDIT 30/08/2015: Hoje em dia não acredito que misandria exista. É tipo racismo reverso; não funciona porque o sistema apoia o grupo opressor. Além disso, muitas vezes esse papo de mulheres misândricas são apenas tone policing de gente que não quer ser incomodada. Então, né.]

Outro ponto levantado por esses homens tão aborrecidos com o fato de que nós, feministas, estávamos estragando a "conversa normal" deles foi o de que a Denna não é real e que por isso estávamos fazendo uma tempestade em um copo d'água. Para eles, nós não deveríamos nos importar tanto com o slutshamming praticado contra uma personagem fictícia. Deveríamos parar de poluir o post com nossos argumentos irritantes. Afinal, é só um livro. Para que "estragar" o "divertimento" de todos por causa do que foi dito sobre uma personagem?

Porque não é só um livro. Não é só uma personagem. É algo muito maior. Lembra da cultura de estupro do post passado entranhada nos livros YA da atualidade? É a mesma coisa. É a cultura da misoginia e do machismo entranhada nos livros de fantasia, ficção científica e em praticamente todos os gêneros. Lembra do "a vida imita a arte e arte imita a vida"? Então, é bem assim. Enquanto esses valores continuarem sendo passados através de filmes, livros e o diabo que for, eles não vão desaparecer. A literatura reflete a sociedade; reflete o que pensamos, o que desejamos, o que achamos certo e o que achamos errado. Concordar com a perpetuação do machismo e do slutshamming só porque é sobre uma personagem que não existe é concordar com a perpetuação do machismo e do slutshamming na sociedade como um todo. É continuar rindo e desprezando aquela garota da escola, do trabalho ou da faculdade só porque ela já fez sexo com muitos homens. É continuar xingando aquelas cantoras que usam roupas curtas porque "elas são umas vadias", mas continuar sentado e calado quando cantores tiram a camisa e exalam a masculinidade deles por aí sem ouvir uma reclamação sequer.

Essa discussão toda ficou na minha mente também por outro motivo: Anita Sarkeesian.

Anita Sarkeesian é uma feminista, uma crítica de jogos que foca principalmente em como as mulheres são retratadas nos videogames. Desde que começou com suas críticas, Sarkeesian já recebeu inúmeras ameaças de atentados contra sua vida. A mais recente e a que causou a explosão do assunto na mídia internacional foi uma que acabou levando ao cancelamento de uma de suas palestras. Essa palestra, que aconteceria na Utah State University, foi cancelada simplesmente porque as leis do estado de Utah (EUA) permitem que pessoas andem armadas por aí. A universidade teria se recusado, então, a revistar as pessoas que atenderiam a palestra. A ameaça da vez, falando nisso, era entrar atirando na sala onde Sarkeesian estaria palestrando.

Ou seja, essa confusão toda aconteceu apenas porque Sarkeesian critica o modo com que mulheres em jogos geralmente só servem para serem sequestradas, para chocar ou para servir de plano de fundo. Pense nas prostitutas de GTA, as únicas mulheres do jogo inteiro, que só estão lá mesmo para o jogador - sempre um homem - as usar quando quiser. Os infelizes criaram até mesmo um jogo onde você pode literalmente bater na Anita Sarkeesian; tudo isso por causa de críticas. Críticas! [Para saber mais clique aqui].

Essa discussão no facebook ter acontecido ao mesmo tempo em que essa situação eclodiu acabou deixando o assunto na minha mente. Um assunto que envolve também algo que uma das pessoas (a mesma do "feminismo é endeusar as mulheres") falou. Quando eu disse que feminismo não é misandria, essa pessoa perguntou então, ironicamente, se o papel das "femininas certinhas" era ir em posts por aí estragando a conversa de todos. Respondi que tínhamos que fazer isso porque se não reclamarmos não haverá mudança alguma no modo com que as mulheres são vistas ou retratadas na literatura. O que ele disse em seguida me deixou até atordoada: foi algo como, "por que vocês querem mudar a literatura por causa de uma minoria? Desse jeito vocês vão é estragar tudo."

Sim, isso aconteceu. Não, eu não estão mentindo. Vocês podem imaginar o quão estupefata fiquei com a coisa toda porque isso não faz sentido nenhum. Nenhum! Infelizmente, demorei um pouco para responder e, adivinha, o outro cara - provavelmente um moderador do grupo - deletou o post porque nós tínhamos "transformado algo divertido em uma confusão por nada" (a parte triste é que esse outro cara é, aparentemente, um escritor. Não posso me impedir de pensar nos ideais que ele passará em seus livros e em como jamais chegarei perto deles). Fiquei sem dar minha resposta, que está aqui, entalada. E aí vai:

Primeiro, pelo menos aqui no Brasil, mulheres são a maioria. Não somos minoria, criatura divina. E mesmo que fossemos, por que não teríamos direito de ser bem representadas em filmes, livros e jogos? Eu até gostaria de perguntar para esse cara se ele é contra a inclusão de não-brancos, homossexuais, bissexuais e transsexuais em livros, filmes e jogos só porque esses grupos são minoria (não-brancos nem sempre, porém, e mesmo assim não são bem representados). Minorias agora não têm direito a representação, então? E se elas forem representadas, elas vão "estragar tudo" para quem? Para homens, em sua maioria brancos e heterossexuais, que estão acostumados a ser os protagonistas em tudo, principalmente em livros de fantasia e ficção científica? E por que diabos isso estragaria tudo para homens? O ego é grande demais para admitir a presença de todas essas minorias nesses gêneros que por tanto tempo foram escritos e lidos por homens heterossexuais (e que continuam até hoje, infelizmente)?

Onde está a lógica nisso?

Sei que a discussão do grupo não foi sobre essas minorias (e não os estou julgando racistas, homofóbicos ou o que for, até porque não os conheço e não faço a menor ideia sobre seus posicionamentos sobre essas questões), mas só pelo fato de que o feminismo foi tratado como uma praga e pelo modo como o slutshamming aconteceu sem a menor hesitação, junto à reação que meu comentário provocou me faz pensar em como a maior parte dos leitores de fantasia e ficção científica, não exatamente eles desse grupo, encarariam a presença dessas minorias nos livros que eles tanto amam. Não só falando de livros, mas filmes, jogos, animes e o diabo a quatro. Quero dizer, essas minorias não estão sendo representadas bem hoje em dia por algum motivo, não é? E se um comentário, um simples comentário, sem ofensa nenhuma, causou esse rebuliço todo eu temo pelo momento em que essas outras questões forem colocadas em foco.

Como eu disse lá em cima, a literatura reflete a sociedade e a arte imita a vida. Se na literatura, se na arte, apenas homens brancos heterossexuais são colocados como protagonistas, é assim que vai acontecer na sociedade e na vida. Negar a existência de mulheres (mulheres de verdade, e não essas que povoam os livros por aí), homossexuais, bissexuais, transsexuais, não-brancos e de tantos outros grupos por aí é tirar a voz deles, é negar sua importância e sua presença. É reforçar a ideia de que esses grupos podem continuar sem seu espaço na nossa sociedade. E se você não vê algo de errado nisso, sinto muito, mas você é um grande babaca. Sem mais.

Esse "apagamento" de minorias é tão grande que poucos são os livros em que me lembro de tê-los visto bem representados. Falando de fantasia, coloquemos os livros mais famosos em foco por um minuto. Peguemos, não sei, O Senhor dos Anéis/O Silmarillion, A Crônica do Matador do Rei, As Crônicas de Gelo e Fogo, Mistborn, Eragon, Nárnia, O Poder da Espada, As Mentiras de Locke Lamora, Tigana, Mago, e indo pras nacionais, O Espadachim de Carvão, A Batalha do Apocalipse/Filhos do Éden, O Código Élfico, Fios de Prata e Filhos de Galagah. Peguei esses porque os li e posso opinar, mas você pode usar outros que você tenha lido. Vamos fazer um teste rápido, então?

Desses livros, quais possuem mulheres sendo bem representadas? O Senhor dos Anéis tem apenas duas (sou fã, mas não negarei jamais as falhas da série). O Silmarillion é melhor nesse aspecto, com mais de três, se não me engano. A Crônica do Matador do Rei tem duas (sou fã também, mas né), As Crônicas de Gelo e Fogo tem sim mulheres sendo bem representadas (várias), Mistborn tem apenas uma, a protagonista (não tem mais nenhuma mulher relevante na história, pelo menos no livro 1), Eragon tem três, Nárnia tem duas (mais ou menos), O Poder da Espada não tem nenhuma, As Mentiras de Locke Lamora tem uma, que nem sequer faz parte dos personagens principais (teria outra, mas ela morre mais ou menos na metade do livro antes de termos a oportunidade de conhecê-la de verdade), Tigana tem, hm, uma (há controvérsias) e Mago não tem nenhuma. Dos nacionais, O Espadachim de Carvão não tem nenhuma, A Batalha do Apocalipse tem uma, Filhos do Éden tem uma, O Código Élfico tem duas, Fios de Prata não tem nenhuma e Filhos de Galagah tem duas. Os campeões são As Crônicas de Gelo e FogoO SilmarillionEragon, e desses apenas As Crônicas de Gelo e Fogo tem um número de mulheres próximo do número de homens.

Desses livros, quais possuem personagens homossexuais, bem representados ou não? A Crônica do Matador do Rei, As Crônicas de Gelo e FogoTigana. Muitos, né? E nenhum desses personagens é um dos personagens principais.

Desses livros, quais possuem personagens bissexuais, bem representados ou não? Até onde se sabe, nenhum.

Desses livros, quais possuem personagens transsexuais, bem representados ou não? Nenhum. O único livro de fantasia com personagem transsexual que eu já li (e bem representado, ainda por cima!) foi EonEon é tão fora de série que além disso tem como protagonista uma garota, e boa parte da trama gira justamente em torno desse fato.

Desses livros, quais possuem personagens não-brancos bem representados? Eragon O Espadachim de Carvão, se não me falha a memória. A maior parte dos outros sequer tem personagens não-brancos. Além disso, o único livro de fantasia com "asiáticos" (não seriam asiáticos nos mundos criados desses livros, obviamente, já que não existiria uma Ásia) que me vem na memória agora é Stormdancer, e esse eu nem li ainda. E quase nunca há mulatos ou morenos; apenas brancos e negros (quando há negros).

Percebem o tamanho do problema? E eu nem incluí todas as minorias nesse pequeno teste. Percebem o número de pessoas sem voz e sem presença em livros que deveriam representar e refletir nossa sociedade? Pois é.

Mas para as pessoas com quem discuti ontem, lembrar desses "detalhes" é um aborrecimento, é papo de feminista chata. Isso principalmente porque essas pessoas são homens, e homens são favorecidos em todos os gêneros literários. Lembrar que todas essas minorias continuam sem representação é tentar tirá-los da sua zona de conforto. É chato. Estraga a diversão. Estraga a prioridade e o protagonismo que essas pessoas estão acostumadas a ter. E, obviamente, elas gostam desse protagonismo, e como gostam. Levar a sério algo assim? Pra quê? Pra que prestar atenção nas feministas chatas, nas minorias sem importância que vivem tentando roubar seu lugar? Obviamente só estão tentando estragar tudo, destruir a fantasia e a ficção científica (ignoremos o fato de que um dos primeiros livros de ficção científica, Frankenstein, foi escrito por uma mulher, ou que um dos maiores fenômenos da fantasia urbana, Harry Potter, foi escrito por uma mulher. Isso é conveniente esquecer).

Eu até pensei em deixar o grupo após essa discussão, porque, sinceramente, foi uma decepção. Muitos grupos voltados para livros são uma completa zona onde ninguém respeita a opinião de ninguém, mas esse sempre foi muito bom nesse quesito. Nunca vi ninguém sendo jogado aos tubarões por não gostar de tal livro lá, e como geralmente não gosto de quase nada esse aspecto foi um grande alívio. Mas permanecer em um grupo onde discussões desse tipo são deletadas (sendo que ninguém tinha desrespeitado ninguém) sem mais nem menos por um moderador que discordou de certas opiniões me deixa incomodada. Decidi ficar, porém, por causa dos posts com assuntos menos polêmicos e pela leitura conjunta. Não irei mais participar de discussões sobre feminismo ou machismo ou misandria ou misoginia ou até mesmo representação de minorias por lá; o ambiente é meio contrário à manifestação de opiniões que "estraguem uma conversa normal" e, sinceramente, eu não estou aqui para isso. Nem tenho saco para lidar com esse tipo de gente. Até mesmo porque elas não mudam nada; quem muda são os leitores que falam inglês, porque lá fora pelo menos discussões como essas são levadas a sério, e têm apoio dos autores. E como consumo muito mais fantasia estrangeira, é lá fora onde presto atenção.

Patrick Rothfuss, por exemplo, é um dos meus autores favoritos não apenas porque eu adoro A Crônica do Matador do Rei, mas sim porque ele próprio tem posicionamentos ótimos sobre feminismo e gender roles. O mesmo, pelo que eu vi nesses poucos dias desde que o venho seguindo no Twitter, se aplica a Anthony Ryan, autor de A Canção de Sangue, livro que ainda não li. Autores que pensam de modo diferente, que são homofóbicos ou misóginos, ou que de modo estúpido são contra o feminismo por insistirem que feministas odeiam homens, rapidamente me convencem a não ler nenhum de seus livros. É o caso de  Orson Scott Card, autor do livro de Ender's Game, um filme que eu adorei, mas como ele, o autor, é homofóbico (dá para acreditar, pensando no tema de Ender's Game, que ele é um? Mas é. Vai entender), minha vontade de ler os livros dele é quase nula.

Isso se aplica a autores de fantasia brasileiros também. E, pelo que eu vi, muitos ainda pensam que feminismo é misandria, e nenhum além do autor de Espadachim de Carvão incluiu pelo menos um desses grupos menos favorecidos pela literatura em seus trabalhos. Dos que eu li, no caso. Não dá para levar livros assim a sério. Se os lá de fora já são péssimos nesse aspecto, os daqui estão pela hora da morte. E, aparentemente, não vai mudar tão cedo. Não enquanto discussões sobre esse tema continuarem sendo tratadas como um aborrecimento por essa maioria tão favorecida.

Então, sim, sempre serei a feminista chata. Sempre tirarei pontos dos livros que leio pelo fato de não terem mulheres bem retratadas ou por não terem nenhum personagem desses outros grupos. Tiro mesmo, e tiro sem pena. Bater nessa tecla mil vezes é o único meio que possuo hoje de mostrar que não estou satisfeita e que exijo uma literatura que abranja todo mundo. Sempre irei falar e lembrar que slutshamming ou qualquer outra foma de opressão é errado, simplesmente porque é errado e acabou, doa a quem doer. E essa maioria favorecida e embirrada, que agarra esse protagonismo com unhas e dentes, como uma criança mimada, pode falar o que quiser e bater os pés à vontade. Pode demorar a chegar aqui no Brasil, mas essa ideia de que slutshamming é errado, de que minorias são tão importantes quanto a maioria, vai chegar e ponto final. As coisas estão mudando, vocês gostem disso ou não.

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Esse é o segundo post que li em seu blog e foi tão excelente quanto o anterior (sobre os autores hipócritas). A literatura e, mais que ela, a arte, reflete a sociedade, e enquanto as mulheres e todas as "minorias" - porque não são tão minorias quanto esse senhor no fórum quis passar - não forem representadas com dignidade na literatura, a sociedade continuará do jeito que é: machista, homofóbica, racista etc. E isso é encarado como normal. É de cair o cu da bunda mesmo.
    Também tenho essa mesma dificuldade de explicar para as pessoas que feminismo é sobre igualdade e não superioridade, quando uma simples "googlada" já explica muito bem isso (mas esse povo não consegue digitar feminismo no Google, vai ver vai cair o dedo se tentarem).
    Quanto às leituras, especialmente de fantasia brasileira que comentou, sugiro que saia um pouco do cenário central e procure autores e editoras independentes, como a Draco, Buriti ou Cata-vento, entre outras. E especialmente, procure ler mais fantasia brasileira escrita por mulheres. Acredito que aí você vai encontrar mais representatividade do que na literatura brasileira das grandes editoras.

    ResponderExcluir
  2. Acabei descobrindo esse "outro lado" da literatura fantástica brasileira através do Twitter nos últimos dias. Ainda não li praticamente nada, mas pretendo em breve. É bom saber que existem pessoas - principalmente mulheres - preocupadas com a inclusão de minorias (que várias vezes nem minorias são) em livros, contos, etc.
    E nossa, nem me fale. No dia que o que foi narrado no post ocorreu eu fiquei fumegando de indignação. E o que me irritou mais foi justamente a incapacidade de absorver o conceito correto de feminismo e a completa recusa a reconhecer a necessidade de uma boa representação de minorias. Mas né, muitos homens heterossexuais brancos não querem perder esse protagonismo injusto de jeito nenhum.
    E obrigada!

    ResponderExcluir

Formulário de contato