a canção da fúria diário de escrita

Diário de Escrita - As mulheres de A Canção da Fúria

19:38neo

arte por Julie Dillon
Sim, eu ia postar isso um dia depois do dia das mulheres, mas acabei esquecendo. Oops.

Anyway, acho que já disse isso aqui umas duzentas vezes, mas meu atual projeto, A Canção da Fúria (que pode ou não mudar de nome - de novo - em breve), nasceu justamente do fato de eu estar cansada dos livros quase sem mulheres que povoam o gênero de fantasia. Então já estão avisados: muita mulher adiante.

PS: Imagens lembram as personagens, mas não são, obviamente, exatamente como elas.

PS2: Boa parte das sociedades que construí para A Canção da Fúria não possuem um sistema binário de gêneros. Ou seja, algumas mulheres dessa lista não são mulheres, mas aí eu teria que explicar duas sociedades e isso fica pra outro post. Nesse outro post direi qual o gênero verdadeiro delas, mas por enquanto, infelizmente, vejamos tudo pelo sistema binário.

Ou seja, essa lista é na verdade as AFABs (assigned female at birth/atribuído [o gênero] mulher ao nascer) de A Canção da Fúria. Ou as que seriam AFABs no ~nosso mundo~, já que nenhuma das duas sociedade não-binárias de Arzanael atribuem gênero algum à pessoa ao ela nascer.
Mas enfim, vocês me entenderam.

PS3: Na verdade, uma dessas ~mulheres~ não é AFAB, mas não colocar ela aqui não faria muito sentido.

ANYWAY, a lista:



  • Nienna
arte por jennyeight
Nienna não sabe de onde veio ou quem realmente é. Sua memória mais recente é a do momento em que acordou na Torre de Dianzeja ainda acorrentada às paredes de sua cela e de onde só saiu graças àquele que se tornou seu melhor amigo, o mestiço Leori. A única coisa que restou de sua antiga vida é seu nome e os pesadelos que de vez em quando visitam seu sono.

Há anos que ela e Leori vivem sozinhos, fugindo dos draanils que a perseguem desde que ambos escaparam de Dianzeja. Sempre em movimento, Nienna (e Leori) nunca teve a oportunidade (ou a vontade) de se relacionar de verdade com ninguém além do mestiço, que, aliás, foi quem lhe ensinou a língua falada em Évora e os costumes do reino, coisas que sua mente sem memórias lhe negou - ou que ela nunca teve que aprender.

A falta de relacionamentos para além de sua amizade com Leori e a fuga constante acabaram fazendo de Nienna uma pessoa extramente introvertida, desconfiada e um tanto egoísta. Seu único objetivo sempre foi sobreviver e, acima de tudo, não ser um peso para Leori, que se torna basicamente o centro de sua vida. Quando ele é levado pelos draanils, portanto, Nienna é finalmente forçada a sair da bolha que criou à sua volta.

Até a penúltima versão de ODS, o relacionamento de Nienna e Leori era um tanto problemático. Não, eles não eram apaixonados ou qualquer coisa do tipo, mas, como dito ali em cima, ele era o mundo inteiro dela, que acabou se deixando ser definida por ele por não saber quem é de verdade e por ter um pouco de medo de descobrir. E ela continuaria assim por todo a história se eu não tivesse me tocado do quão estúpido isso é; não é muito inteligente criar uma história com uma protagonista feminina se tudo o que ela é vem de seu relacionamento com um homem, e sim, eu sei, isso é óbvio. Mas meu eu de 11 anos não era assim tão esperto.

Nas versões mais recentes, portanto, Nienna começa a história sim tendo Leori como o centro de seu universo, mas agora o sequestro dele se tornou uma oportunidade para que eu a desenvolva do jeito certo, já que a "desculpa" que ela usava para não pensar no próprio passado e para não se relacionar com o resto do mundo finalmente se foi.
  • Ana
arte por sharandula
Em um reino que passa a valorizar seus magos cada vez mais, Ana, uma garota capaz de canalizar a magia da chama, teve o azar de nascer em uma família que acredita no deus-fênix e que por isso odeia a magia e todos os que a usam. Extremamente tímida e um tanto insegura, Ana sempre foi desprezada pelos pais e ignorada pelos dois irmãos mais velhos, e, incapaz de controlar seus poderes, passou grande parte de seus primeiros 10 anos de vida presa dentro de casa. Foi ao se tornar aprendiz do elfo Lieth Silendrion que Ana finalmente pode escapar de casa e conhecer o mundo, como sempre quis.

Os leitores anciões de ODS vão se lembrar de que Ana costumava ser um garoto chamado Aart. A primeira parte de ODS é protagonizada principalmente por Nienna, Melantha, Lieth, Yune e Aart, mas quando decidi tornar Yune um cara (que passou a se chamar Ren) percebi que Nienna, que se encontra com Melantha apenas uma vez, viveria cercada por testosterona demais. Aart se tornou então Ana, mas sua personalidade continuou a mesma. Sendo uma das duas humanas relevantes para a história, o destino de Ana está intimamente ligado com os mistérios que cercam a magia defeituosa de Arzanael que, ela logo descobre, nem sempre foi tão defeituosa assim.
  • Nysa
arte por rustveld
Nysa aparece apenas no livro 2 e por isso dançarei entre os spoilers aqui. 

Vivendo com sua namorada Isabel e seu melhor amigo, o draanil Rephain, desde que escaparam de Dianzeja, Nysa sempre procurou permanecer escondida e invisível por saber muito bem que sua fisionomia obviamente élfica acabaria por chamar atenção demais - uma atenção que ela certamente não quer. Extrovertida e carismática, ela é uma líder inata, capaz de conseguir praticamente tudo que quiser com uma duzia de palavras, habilidade que se provou especialmente útil para manter seu maior segredo escondido. 

Mas agora Évora está prestes a cair diante das tropas do Império Syzarien e a única esperança de sobreviver à invasão draaniana reside em um grupo rebelde de resistência. Um grupo rebelde cujo líder sabe exatamente quem Nysa é de verdade e que não medirá esforços para que ela se torne o símbolo da revolução.

Nysa poderia recusar, mas a voz do dragão em sua mente é clara: uma escolha errada e ela será a responsável pela destruição o mundo.
  • Melantha
arte por bulletbastard
Melantha é uma general draaniana de grande fama e reputação que recentemente assumiu o comando da missão que tem como objetivo capturar Nienna. O cérebro por trás da invasão, Melantha é completamente devotada ao Imperador de Syzarien e aos draanils sob seu comando, e acredita que a vitória draaniana não é só provável; é certa. 

Sua fé aparentemente indestrutível no Império e em seu Imperador, porém, começa a rachar quando ela passa a desconfiar que a vitória de Syzarien talvez custe demais para valer a pena e, o que é pior: talvez o Imperador não esteja tão certo quanto ela - e ele - sempre imaginou.
  • Moira
arte por butjok
Moira também só aparece de verdade no livro 2 aka eu dançando entre spoilers de novo aqui.

Moira passou a viver na Torre de Dianzeja após ter sua família assassinada pelo Império que deveria ter lhes protegido.

Impedida de sair desde que lá entrou pela primeira vez, Moira cresceu cercada pelas paredes de pedra vermelha dos vários andares da Torre, tendo como único desejo sobreviver aos treinamentos designados para fazer dela uma assassina. Usando um nome que jamais foi seu e sem ter nenhum amigo ou conhecido, ela sempre soube que seu confinamento era culpa de uma única pessoa, e ao finalmente ter suas correntes arrancadas, Moira decide buscar vingança e parte da Torre que foi sua prisão com um único objetivo: matar Nienna.
  • Vittoria
arte por fluxen
Vittoria é a Imperatriz de Davendria e a única razão pela qual o Império Davendriano ainda é capaz de resistir à Syzarien. Tendo herdado a coroa de sua falecida irmã mais velha durante as primeiras guerras de conquista draniaana, Vittoria rapidamente se adaptou ao cargo com que sempre tinha sonhado e salvou os elfos do sul com sua inteligência e ferocidade. Quase idolatrado por seu povo, ela se tornou o símbolo do retorno da era dourada de Davendria, uma era em que o Império Davendriano era tão poderoso que os reinos humanos não eram nada além de colônias suas espalhadas pelo continente; uma era que Vittoria está determinada a trazer de volta. 

Agora Syzarien se aproxima de novo e dessa vez Vittoria deve prestar atenção não só às suas fronteiras, mas também ao que elas guardam. Um movimento das linhagens que formam os povos élficos vem ganhando força nos últimos anos e ele quer apenas uma coisa: acabar com o reinado das linhagens reais e dar um fim à monarquia.

Mas Vittoria está certa de algo: ela jamais desistirá de sua coroa.
  • Nya
arte por elucidator
Nya só aparece no livro 4, então bio bem simplificada porque spoilers.

Nya é a heroína da Noite das Chamas Negras, a batalha que dizimou um terço dos elfos de Narovia e ceifou a vida do rei Seanor - seu irmão mais velho -, da rainha Myari e da filha dos dois. Inteligente e um tanto manipuladora, sua habilidade com a magia da chama lhe rendeu o cargo como conselheira do rei e a tornou a maior general do exército naroviano, mas o poder que usou para derrotar os draanils que invadiam seu reino naquela noite era muito maior do que qualquer coisa que os elfos narovianos jamais poderiam fazer - um poder antigo que data da época em que os Três Continentes faziam parte de um bem maior e os dragões dominavam os céus.

Tendo perdido a filha e o marido - um traidor - na batalha e desgastada pelo poder que usou, Nya recorreu aos Templos de Fogo, o lugar onde elfos quase consumidos pela magia venenosa de Arzanael dormem há centenas de anos em uma tentativa desesperada de atrasar a morte. Nenhum dos elfos dos Templos de Fogo jamais acordou após se entregar ao sono eterno - ou pelo menos é isso o que todos pensam. 
  • Violetta
arte por giselleukardi
Violetta é uma elfa da linhagem das águas e por isso pertence à plebe davendriana e não à família real, formada desde a fundação de Davendria por elfos da linhagem prateada. Sua inteligência, no entanto, fez dela uma das pessoas mais influentes na corte da Imperatriz Vittoria, e durante anos seu objetivo tem sido simples: ganhar a confiança da Imperatriz e liderar o movimento que busca dar voz aos elfos das águas e acabar de vez com o reinado dos filhos da lua.

Derrubar monarquia já não seria fácil; derrubar a monarquia destronando a heroína das guerras de conquista pode se provar impossível, mas a lembrança da Imperatriz de Cristal ainda estão frescas em sua memória, e Violetta está determinada a não deixar seu povo nas mãos de uma imperatriz fraca novamente.
  • Anphea
arte por morawless
Anphea só aparece no livro 2 então simples porque spoiler e blá blá blá.

Anphea é a mais nova dos quatro filhos do rei anterior de Narovia, mas após as mortes de Seanor, então o novo rei, e Aesir e da queda de Nya, coube a ela governar o reino desolado pela Noite das Chamas Negras. Ao contrário de Vittoria, que também herdou o trono de Davendria após a morte do antigo governante, a Imperatriz de Cristal, Anphea jamais quis ser rainha.

Resignada, ela fez o seu melhor para manter Narovia unida e em paz, mas as feridas da Noite das Chamas Negras podem ser fundas demais para que uma rainha destreinada dê conta. E uma nova guerra está para acontecer - uma guerra que Anphea sabe não estar pronta para enfrentar.
  • Yanmei
arte por charlie-bowater
Yanmei é uma das poucas elfas que não nasceu em Narovia ou Davendria; ela vem de uma das poucas ilhas formadas durante a Fúria, localizadas em volta dos Três Continentes. Um grande tremor séculos atrás destruiu algumas delas, e Yanmei, assim como Avera, o marido de Nya e o traidor que causou a Noite das Chamas Negras, decidiu trocar a natureza instável de sua terra natal pela segurança de um dos continentes. 

Graças a sua contribuição na guerra entre elfos davendrianos e humanos do extinto reino de Sintra, Yanmei conseguiu um lugar de prestígio entre os conselheiros da Imperatriz Vittoria, e agora ocupa uma dos cargos mais poderosos do Império. Com a nova investida de Syzarien, no entanto, algumas questões sobre o seu passado voltam à superfície e a resposta para delas pode mudar o rumo da guerra: de onde exatamente Yanmei veio? 
  • Meijing
arte por sakimichan
Meijing só aparece no livro 5 ou 6 (lol pra mim e minha memória), então simples e blá blá blá.

Meijing cresceu sabendo ser a escolhida da deusa-hidra para liderar seu povo quando o mundo estivesse prestes a terminar e o fim, anunciado pela chegada da Nova Fúria, se aproxima. Após séculos de treinamento e séculos governando o maior império que o mundo jamais viu, Meijing está pronta para guiar seu povo para a terra que lhes foi prometida. 

Ou pelo menos é isso que todos pensam. 

Aos cinco anos Meijing teve seus olhos arrancados como foi ordenado pelos livros que anunciaram sua chegada. Perdendo a visão primária, sua visão interior floresceria e com ela viriam poderes incríveis que a ajudariam a guiar seu povo quando o mundo fosse consumido pelas chamas, os sacerdotes lhe disseram. Mas eles estavam errados; Meijing perdeu sim sua visão, mas poder algum jamais se manifestou.

Tendo mantido isso em segredo por anos e anos, Meijing sabe que conta apenas com sua própria inteligência para salvar seu povo. Deusa alguma lhe ajudará quando os tremores engolirem seu império e os exilados se oporem a sua investida, mas ela não está preocupada; já destruiu reinos e povos demais durante sua longa sua vida.

Um ou dois mais não fará diferença.
  • Lijuan
arte por uver
Lijuan só aparece no livro 3 então blá blá blá.

Lijuan tem certeza de uma coisa: ela não deveria estar viva.

Sua própria mãe a tentou matar quando ela ainda era um bebê, e ela só escapou graças a um elfa que se apiedou de seu destino e a salvou, levando-a para longe da civilização. Desde então Lijuan tem vivido escondida com a elfa a quem chama de mãe e que ainda a chama pelo nome de menino que lhe foi dado nascer: Jian.

Mas após a destruição dos tremores finalmente chegar ao lugar onde ela viveu sua vida inteira, Lijuan escapa para o único lugar seguro: os mares. Lá ela passa a lutar por sua sobrevivência e se aproxima cada vez mais da razão de sua vida e as almas que a acompanham serem um perigo tão grande para o Império.
  • Noelle e Kiowa
arte por zippora
Noelle e Kiowa são as filhas gêmeas de Vittoria, a Imperatriz de Davendria. Na cultura élfica, gêmeos significam boa sorte e poder, já que eles acreditam que gêmeos - principalmente gêmeos idênticos como Kiowa e Noelle - são um único espírito antigo que de tão grande não foi capaz de habitar um único corpo e teve que se dividir em dois (ou, em casos muito raros, três ou quatro). Noelle, nomeada em homenagem à lendária Caçadora, e Kiowa, homônima de sua tia, a mal-afamada Imperatriz de Cristal, possuem, no entanto, destinos completamente diferentes.

BÔNUS:
  • Noelle

arte por charlie-bowater
A primeira Noelle foi uma elfa que viveu e morreu antes que a primeira Fúria causasse o exílio dos elfos e draanils e a queda dos dragões. Ela era um dos guardas da Cidade Imperial, onde a família real de filhos do sol vivia e governava o grande reino élfico recém-formado na guerra contra os draanils. Noelle ficou famosa por derrotar sozinha uma das poucas serpentes gigantes que sobreviveram à fúria dos dragões, salvando assim dezenas de vilas e cidades próximas à Cidade Imperial. Ela morreu pouco depois de dar o golpe fatal na besta.

Noelle é a inspiração para a constelação mais conhecida e admirada entre o povo élfico: a Caçadora.

Aos anciões que me acompanhavam desde a SW, Noelle foi a primeira mulher de Lieth e a mãe do filho dos dois, que morreu quando a Fúria destroçou o antigo continente.

Essas são as AFABs e uma não AFAB de A Canção da Fúria. Vou ver se posto os AMABs (assigned male at birth/atribuído [o gênero] homem ao nascer) em breve. Considerei apenas as que tem POV em algum dos livros da série (dessas apenas a primeira Noelle - por motivos óbvios - e Kiowa ou a segunda Noelle não possuem POV). Espero que tenham gostado delas <3

Você pode gostar de:

6 comentários

  1. Oi Lynx! Gostei muito das personagens, mas confesso que pulei as que você dançou através dos spoilers. Não quero estragar nenhuma surpresa.
    Estou impressionada com a quantidade de personagens, principalmente você mencionando que ainda existem os AMABs. Deve dar um trabalhão construir as interrelações entre eles e não correr o risco de criar algum erro de continuidade.
    Sério que você já está prevendo que serão 6 volumes! O.O
    Ah, adorei os exemplos visuais para as personagens, principalmente a da Sakimi-chan. Adoro os desenhos dela! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! <3
      E sim, tenho muitos personagens. O pior é que só fui perceber isso quando fui organizar os POVs de cada livro. Não sei se vou dar conta de tudo, mas sinceramente espero que sim </3
      Até agora planejei 7 livros. Pois é, só terminarei essa série quando já estiver gagá LOL
      Eu também adoroooooo os desenhos da Sakimi-chan. São perfeitos!

      Excluir
  2. A base estritamente cartesiana da análise e construção dos personagens demonstra um forte controle de objetivo e uma habilidade convincente de narrativa. Gostei da maneira como você se formula e planeja. Parabéns. Aguardo ansiosamente novas noticias dessa estória quem tem tudo pra ser "fantástica".

    Abraços!

    PS: Só vale lembrar que, a despeito da característica feminística da narrativa, espécies humanóides, geralmente, possuem dois gênero sexuais diferentes. Apenas essa pequena crítica que espero ser recebida como construtiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Em breve pretendo postar os homens, mas quero fazer algo como esse post e é difícil achar as imagens necessárias.

      Sexo é diferente de gênero, e mesmo sexo não é composto apenas de homem e mulher, há as pessoas intersex também. Já gêneros são vários; o sistema binário é apenas o mais conhecido.

      Abraços!

      Excluir
  3. Não acredito! Quando comecei a ler alguns posts do seu blog, achei trechos da história bem familiares, mas só agora descobri que você escrevia mesmo na SW! Eu amava suas histórias e eu nem posso falar em como você me inspirou como escritora de fantasia!!!
    Estou muito feliz que você continua firme e forte no seu projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sou mesmo da SW! E aw, fico muito feliz por você ter gostado de ODS (na época LV) quando eu postava lá e por ter te inspirado de algum modo (omg!)! Atualmente dei um tempo em ODS porque a história ficou bem complicada e acho que ainda não sou boa o bastante para escrevê-la, mas estou focando em projetos menores e pretendo terminar todos um dia <3

      Excluir

Formulário de contato