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Dicas de Escrita: estrutura 3 - ato I: personagens e riscos

12:56neo



Como mencionei na Ășltima matĂ©ria, o primeiro ato toma, mais ou menos, 25% do livro e nele podemos encontrar o gancho - as primeiras linhas/parĂĄgrafos da sua histĂłria, que servem para “capturar” o leitor -, o primeiro plot point (incidente instigante ou cena chave) e o que Ă© talvez mais importante, os personagens e o que eles tĂȘm a perder. 

E Ă© sobre isso que falarei hoje: personagens e o que exatamente esses personagens tĂȘm a perder durante a histĂłria.

JĂĄ falei mil vezes aqui que sĂŁo os personagens que carregam a histĂłria. O plot Ă© importante, claro, assim como a escrita, mas se seus personagens forem mais ou menos ou ruins, muitos leitores simplesmente nĂŁo vĂŁo se importar muito com seu livro. Eles podem atĂ© gostar, claro, mas sem personagens marcantes fica difĂ­cil “convencĂȘ-los” a ler o prĂłximo volume, por exemplo, ou um outro livro seu. 

E Ă© nesses primeiros 25% da sua histĂłria que vocĂȘ deve apresentar os personagens principais para o leitor, estabelecendo quem eles sĂŁo, o que eles querem e o que eles tĂȘm a perder.

  • Quem seu personagem Ă©?

No que seu personagem acredita? O que ele teme? Quem sĂŁo seus amigos? Inimigos? Qual a aparĂȘncia fĂ­sica dele? Qual sua ocupação? Qual sua maior fraqueza? Seus defeitos, qualidades? Enfim, quem seu personagem Ă©? Eu jĂĄ escrevi uma matĂ©ria sobre como criar personagens que pode ser de alguma ajuda, mas nesses primeiros 25% de histĂłria vocĂȘ deve mostrar ao leitor seu personagem em seu estĂĄgio inicial. Lembre-se: todo bom personagem muda durante a histĂłria, para melhor ou para o pior. O primeiro ato Ă© momento de mostrar exatamente quais crenças vĂŁo ser questionadas, quais as caracterĂ­sticas que vĂŁo ser desafiadas para que seu personagem possa crescer (ou nĂŁo). 

Exemplo: Fulano Ă© uma pessoa cabeça quente. Logo no primeiro ato vocĂȘ, o escritor, mostra uma ou mais cenas em que Fulano se irrita facilmente ou reage de modo exagerado. O leitor percebe logo que isso Ă© uma parte fundamental da personalidade de Fulano. Durante a histĂłria, portanto, esse temperamento dele serĂĄ desafiado e trarĂĄ consequĂȘncias - talvez Fulano acabe falando a coisa errada na hora errada e isso estrague tudo o que Fulano e seus amigos estavam tentando alcançar ou talvez sua falta de paciĂȘncia finalmente faça com ditos amigos se afastem. Como Fulano reage a isso? Ele aprende a controlar seu gĂȘnio forte, se tornando uma pessoa mais calma e mudando assim para melhor? Ou ele se ressente e culpa seus amigos pelo acontecido, se tornando amargo e raivoso e mudando para pior?

Outro exemplo: Beltrano viveu sua vida inteira acreditando que o dever de um guerreiro Ă© proteger o povo e apĂłs sonhar muito em ser um tambĂ©m, ele vai para o lugar onde guerreiros sĂŁo treinados. LĂĄ, no entanto, ele descobre que boa parte de seus futuros colegas de profissĂŁo sĂŁo simplesmente pessoas mĂĄs e cruĂ©is, e que muita corrupção permeia toda essa organização de guerreiros. A crença de Beltrano, portanto, Ă© desafiada e tambĂ©m traz consequĂȘncias; talvez os guerreiros zombem dele por ser tĂŁo ingĂȘnuo ou o excluam, ou ainda tentem se aproveitar dele. Como Beltrano reage a isso? Ele admite que sim, alguns guerreiros sĂŁo uns babacas, mas ainda hĂĄ alguns que sĂŁo bons e ele vai ser um deles, se tornando assim mais maduro e menos ingĂȘnuo? Ou ele se deixarĂĄ afundar na decepção, perderĂĄ toda fĂ© que tinha na ordem e desistirĂĄ, se tornando assim uma pessoa desconfiada e cĂ­nica? 

Isso Ă© desenvolvimento, e vocĂȘ sĂł consegue desenvolver bem seu personagem se estabelecer uma boa base no inĂ­cio da histĂłria. Ou seja, se mostrar ao leitor que existe algo a ser mudado. Mesmo que vocĂȘ tente desenvolver um personagem vazio, sem uma personalidade definida, o resultado nĂŁo serĂĄ bom; se nĂŁo havia quase nada com o que trabalhar no inĂ­cio, com que material vocĂȘ poderia construir algo no final?

Mas como vocĂȘ pode mostrar quem seu personagem Ă© nesses 25% de histĂłria? Simples: atravĂ©s de cenas que ilustrem suas principais caracterĂ­sticas, medos ou crenças. Fulano perdendo a cabeça apĂłs uma mĂ­nima provocação de um rival faria isso e Beltrano ficando maravilhado diante de um guerreiro dessa tal ordem tambĂ©m. Desenvolvimento Ă© algo que sĂł tem impacto se for mostrado, e nĂŁo contado. NĂŁo adianta de nada a narrativa me dizer que Fulano Ă© cabeça quente e que Beltrano acredita piamente que todo guerreiro nesta terra Ă© uma pessoa boa se eu nĂŁo puder comprovar isso com meus prĂłprios olhos, por assim dizer. Muito do impacto, daquilo que faz o leitor se importar, se perde ao apenas contar e nĂŁo mostrar ao leitor. 

  • O que seu personagem quer?

Nos meus posts sobre planejamento de plot (1 e 2) eu comentei que Ă© o objetivo de seu personagem que move a histĂłria. Um protagonista que nĂŁo age e apenas reage a acontecimentos estĂĄ fadado ao fracasso; afinal de contas, ninguĂ©m gosta de ler sobre uma pessoa passiva (nota: seu personagem pode ser passivo, claro, mas Ă© uma boa ideia comentar isso de um modo ou de outro na histĂłria). Logo, Ă© muito importante apresentar o objetivo de seu personagem o mais cedo possĂ­vel. É a vontade do personagem de alcançar esse objetivo que atrai o leitor e faz com que ele queira saber como a histĂłria vai terminar. E com o objetivo, claro, vem o que quer que esteja impedindo seu personagem de alcançå-lo. Afinal, se nĂŁo tivesse nada dificultando a vida do seu protagonista nĂŁo haveria histĂłria. 

Peguemos Fulano e Beltrano de novo, e agora os dois estĂŁo na mesma ordem de guerreiros. Digamos tambĂ©m que algo estĂĄ ameaçando o mundo/reino/cidade/idk deles e que as pessoas que vĂŁo lidar com essa ameaça vĂŁo vir dessa ordem de guerreiros. EntĂŁo, Fulano estĂĄ ali porque esses guerreiros sĂŁo poderosos e respeitados, e ele quer muito ser poderoso e respeitado, e Beltrano quer ser um guerreiro porque quer ajudar as pessoas e ser um herĂłi. Esses sĂŁo objetivos bons, mas de certo modo vazios. Por que Fulano quer tanto ser poderoso e respeitado? Talvez algo em seu passado explique isso - ele foi extremamente humilhado por um grupo de pessoas e tem que viver com as zombarias atĂ© hoje? (Isso explicaria querer ser respeitado). Ele esteve em uma situação em que foi fraco demais para se salvar, ou para salvar uma pessoa com quem se importava? (Isso explicaria querer ser poderoso). E Beltrano, por que ele quer ajudar as pessoas e ser um herĂłis? Se for apenas por ter lido/escutado muitas histĂłrias de guerreiros como herĂłis, pode ser que essa vontade suma quando ele perceber que os guerreiros sĂŁo uns babacas. Logo, tem que ter algo mais: talvez ele queira ser Ăștil para o reino/cidade/mundo deles de algum modo e ser um guerreiro Ă© um jeito de fazer isso? Se sim, por que ele quer tanto ser Ăștil para o reino/cidade/mundo? Talvez ele tenha sido criado pra isso e sua famĂ­lia espera que ele seja Ăștil ou importante? Talvez ele acredite que se nĂŁo se tornar um guerreiro sua famĂ­lia vai ficar muito desapontada?

NĂŁo vou me aprofundar muito em objetivos nessa matĂ©ria, mas veja como os principais objetivos de um personagem sempre nascem de um medo que ele tem: Fulano tem medo de ser humilhado e de ser fraco demais -> desejo de ser respeitado e ter poder -> ter como objetivo se tornar um guerreiro, jĂĄ que guerreiros sĂŁo poderosos e respeitados. Beltrano tem medo de decepcionar a famĂ­lia e/ou de ser inĂștil -> desejo de agradar a famĂ­lia e ajudar as pessoas -> ter como objetivo se tornar um guerreiro, jĂĄ que ser um guerreiro deixaria sua famĂ­lia orgulhosa e tornaria possĂ­vel ajudar as pessoas de um modo mais significativo. 

Logo, seus objetivos dizem muito sobre seus personagens, e apresentĂĄ-los no inĂ­cio da histĂłria nĂŁo sĂł dĂĄ ao leitor um pouco sobre eles como tambĂ©m move o plot da histĂłria. E, Ă© claro, ver o personagem ultrapassar obstĂĄculos para alcançar esses objetivos faz com que o leitor invista na histĂłria; como seres humanos, sempre acabamos atraĂ­dos por pessoas que nĂŁo desistem e que continuam tentando, e Ă© por isso que o objetivo de seu personagem deve ser algo que ele quer muito mesmo. 

No primeiro ato vocĂȘ deve apenas mostrar o que impede o personagem de alcançar o que ele quer - Ă© no resto da histĂłria que o veremos lutando contra essa coisa e tentando tirĂĄ-la de seu caminho. Usando Fulano e Beltrano de novo: talvez o que impeça Fulano de se tornar um guerreiro Ă© justamente entrar na ordem. Talvez a coisa pelo qual ele foi humilhado no passado ainda esteja na mente das pessoas, e ninguĂ©m o considere digno de entrar na ordem (mesmo a ordem sendo podre, nĂ©). Um bom jeito de mostrar isso Ă© mostrar ele tentando se inscrever para entrar na ordem, por exemplo, e entĂŁo sendo recusado. Se a narrativa for esperta, vai conseguir deixar subtendido o motivo da recusa, e assim o leitor saberĂĄ rapidamente o que estĂĄ impedindo Fulano de alcançar seu objetivo. 

(Seria uma boa se o temperamento difĂ­cil de Fulano acabasse com o resto de chance que ele tem aqui tambĂ©m, jĂĄ que mostraria que os defeitos dele tĂȘm consequĂȘncia).

JĂĄ com Beltrano as coisas seriam diferentes. Talvez ele consiga entrar facilmente na ordem e seus problemas sĂł comecem lĂĄ dentro. Ao ver que seus colegas sĂŁo babacas e nĂŁo os herĂłis que ele esperava encontrar, talvez Beltrano nĂŁo consiga trabalhar com eles ou sĂł se meta em discussĂ”es que acabam o excluindo do resto do grupo. Essa incapacidade de trabalhar em conjunto poderia prejudica-lo dentro da ordem, e mostrar isso atravĂ©s de cenas onde ele questiona seus colegas e acaba hostilizado seria fĂĄcil. 

Com esse punhado de cenas jĂĄ apresentamos ao leitor quem sĂŁo os personagens, o que eles querem e o que os estĂĄ impedindo de alcançar esses objetivos. Falta, Ă© claro, o que eles tĂȘm a perder.

  • O que seu personagem tem a perder?

O que seu personagem tem a perder Ă© o que faz a histĂłria parecer real. É basicamente o que faz os leitores ficarem grudados nas pĂĄginas, esperando para ver o que vai acontecer. É o que acontece se seu personagem falhar, se ele nĂŁo conseguir alcançar o objetivo. E, Ă© claro, tal acontecimento deve ser algo que o leitor (e o personagem, Ăłbvio) nĂŁo quer que aconteça de jeito nenhum. É a pior coisa que pode acometer seu protagonista (e talvez o mundo dele).

Claro que essa coisa nĂŁo precisa ser algo enorme. Ou seja, nĂŁo precisa ser o fim do mundo ou uma invasĂŁo alienĂ­gena. Antes de tudo, essa coisa horrĂ­vel deve ser horrĂ­vel para seu personagem - Ă© nele que os leitores estĂŁo investidos, no fim das contas, e sim, o mundo acabar Ă© algo terrĂ­vel, mas nĂŁo Ă© pessoal. É por isso que boa parte das histĂłrias sobre desastres ou fim de mundo ou coisas grandes assim (se nĂŁo todas) sempre possuem algo menor que estĂĄ errado para o protagonista. Percy Jackson, por exemplo: sim, os deuses estĂŁo para começar uma guerra que poderia acabar com o mundo, mas nĂŁo Ă© com isso que Percy estĂĄ realmente preocupado; Ă© com sua mĂŁe. Em The Witcher 3, o mundo pode estĂĄ prestes a ser invadido por seres de outro mundo e uma guerra estĂĄ devastando o continente, mas Geralt, o protagonista, estĂĄ bem mais preocupado com sua filha adotiva, que ele estĂĄ tentando achar. 

Resumindo, Ă© o que seu personagem tem a perder em nĂ­vel pessoal que importa de verdade, que faz com que o leitor torça para dar tudo certo. NĂŁo Ă© necessĂĄrio que um desastre esteja em risco de acontecer para que a histĂłria seja interessante. 

Usando Fulano e Beltrano mais uma vez. O que eles tĂȘm a perder? Para Fulano, as coisas sĂŁo um pouco complicadas; se ele nĂŁo se tornar um guerreiro e com isso conseguir o respeito do seu povo e o poder que ele precisa, ele vai continuar exilado e vulnerĂĄvel o resto da vida… mas Ă© isso que vem acontecendo desde sempre. Ele jĂĄ Ă© exilado e vulnerĂĄvel. Para tornar o risco que ele corre algo mais real, Ă© preciso que algo muito pior aconteça de imediato se ele falhar, e pra descobrir o que isso Ă©, Ă© sĂł fazer uma pergunta: qual a pior coisa que poderia acontecer com Fulano?

NĂłs jĂĄ sabemos que Fulano Ă© cabeça quente e que isso provavelmente afasta as pessoas dele, o que o torna uma pessoa um tanto solitĂĄria. Sabemos tambĂ©m que ele tem medo de ser fraco e de ser humilhado. A pior coisa que pode acontecer com Fulano, portanto, Ă© ser visto como fraco e inferior novamente. EntĂŁo sĂł precisamos de algo de torne esse medo realidade - talvez as pessoas no lugar onde Fulano vivem precisem de um ofĂ­cio antes de fazerem x anos, e Fulano jĂĄ Ă© quase dessa idade, mas nĂŁo tem ofĂ­cio nenhum. E as pessoas que nĂŁo conseguem um sĂŁo imediatamente expulsas da comunidade e marcadas - talvez literalmente - como desnecessĂĄrias para a sociedade deles. Ser marcado como uma dessas pessoas, portanto, seria o ĂĄpice da humilhação para Fulano - algo que ele nĂŁo quer que aconteça nunca. 

Com Beltrano as coisas ficam um tanto mais fåceis; ele é muito ligado a família e quer agradå-la, então o que ele tem a perder é sua aprovação (e assumindo que Beltrano também não tenha ofício, ele poderia acabar exilado também, mas não é isso que ele teme de verdade). Mas a desaprovação da família não é algo forte o bastante se não soubermos até onde ela vai - se Beltrano falhar, sua família vai expulså-lo? Vai cortå-lo inteiramente de seu convívio, fingir que ele não existe? Se sim, essa seria uma boa coisa para perder (well, em termos de narrativa, claro). Se essa forte ligação com entre Beltrano e sua família for mostrada nesse primeiro ato, os leitores com certeza vão torcer para que ele não a decepcione e se o risco de isso acontecer se tornar real durante a história, vão temer por Beltrano. O medo dele + o que poder acontecer se ele falhar muito provavelmente o transformarão em um personagem interessante de se acompanhar.

Em resumo, ao apresentar os personagens e os riscos vocĂȘ deve:

  • Mostrar as principais caracterĂ­sticas, medos, fraquezas e crenças dos principais personagens e estabelecĂȘ-las como base para que sejam questionadas e tragam consequĂȘncias durante a histĂłria, ajudando assim no desenvolvimento do personagem.
  • Mostrar o objetivo do personagem e o que estĂĄ impedindo-o de alcançå-lo.
  • Mostrar o que o personagem tem a perder se nĂŁo conseguir alcançar seu objetivo.
Apresentar essas coisas no primeiro ato farå com o leitor se importe ou pelo menos se interesse pelo seu personagem, o que por sua vez farå com que ele queira ler o resto da história. E com todas as peças no campo, vem a hora da história mostrar a que veio de verdade com o primeiro plot point.

Mas isso jĂĄ Ă© assunto para a prĂłxima matĂ©ria. Espero que tenham gostado e qualquer coisa Ă© sĂł deixar um comentĂĄrio! 

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