Capital Revelada
Atlas Moniz
★★★★
O limite do vazio, emoções tomando forma. Olhos que o encaram do negrume, o espectro de um garoto há muito morto, uma realidade oculta. Para Luiz Azevedo, universitário e historiador em formação, tudo começa com uma foto velha, presumivelmente da década de 1920, de um jovem com feições do leste asiático: um rapaz que parece sair da foto para assombrar seus dias e noites, que parece segui-lo nos melhores e piores momentos.
Uma relação abusiva, uma tentativa de suicídio, um jovem socorrido em mais um de seus piores momentos. O tal Marcos Castelo Branco (ou Marcos Akiyama?), colega de faculdade de ascendência asiática, tem uma semelhança assustadora com o retratado na foto de oitenta anos antes. Quando Luiz e Marcos começam a se conhecer, quando seus destinos começam a se entremear, as grandes questões parecem uni-lo em um confronto contra o desconhecido: quem é o rapaz da foto e por que ele se parece com Marcos; por que ele insiste em observá-los de perto, das portas de seus quartos, parado e inexpressivo como uma estátua de mármore, morto há décadas?
Tudo começa e termina com uma foto.
Comecei a ler esse livro um tanto hesitante. Dessa vez não por ser nacional (ha!), mas sim por ser fantasia urbana, um subgênero de fantasia que não curto tanto assim, e por ser de um estilo que com toda certeza desse universo não tem nada a ver comigo ou com nada que eu leio e gosto. Capital Revelada me lembrou um tanto umas paradas mais, hm, não de gênero, por assim dizer, e bem... eu costumo não gostar de nada que não seja de gênero, ou seja, que não seja de fantasia, sci-fi, etc. Então Capital Revelada não é exatamente o tipo de livro que eu escolheria pra ler tendo como base a sinopse/o estilo.
Mas teve uma época que ele ficou de graça e bem, por que não? As primeiras páginas se mostraram interessantes o bastante e eu não fazia ideia de qual seria meu último livro de 2015, então puf, fui com Capital Revelada mesmo. E não me arrependi.
Meu santo continuou não batendo com o do estilo da escrita o livro inteiro, mas isso não me impediu de achá-la boa e eficiente. Gostei bastante dos "finais alternativos" espalhados pela história também, e os personagens me agradaram muito, em especial o próprio protagonista, o Luiz (teve uns momentos em que senti um pouco de pena dele - Marcos, de quem também gostei, não é exatamente uma pessoa fácil).
Admito, porém, que o que me deixou mais interessada na história mesmo foi o plot. Todo o mistério envolvendo Marcos e a foto encontrada por Luiz foi muito bem feito, e eu fiquei curiosa durante todo o livro. Como disse lá em cima, não sou exatamente fã de histórias com elementos fantásticos que se passam em nosso mundo, mas Capital Revelada é tão diferente do que estou acostumada a ver que no fim das contas isso não me incomodou nem um pouco. Achei os caçadores de emoções muito interessantes mesmo e todas as cenas em que eles estavam em ação foram excelentes.
O único defeito do livro, pra mim, é que faltou um pouco de senso de urgência, acho. Não que precisasse ser aquela coisa desesperadora, mas quando eu fechava o livro passava até alguns dias sem voltar porque literalmente não tinha pressa de continuar lendo. Quando eu voltava, porém, lia um bocado - tanto que devorei 50% da história de uma tacada só. Mas uma vez que eu parava, a vontade de voltar não vinha.
Ou seja, faltou esse "gancho", por assim dizer.
O fim foi ótimo e deixou algumas coisas em aberto, então acho que outro livro no mesmo universo é uma possibilidade. Mal posso esperar para lê-lo. 4.0 estrelas para Capital Revelada.
3 comentários
Muitas referências também passam batidas por mim, especialmente porque dificilmente consumo outras mídias além de livros (como quadrinhos, jogos, seriados e filmes).
ResponderExcluirTambém baixei esse livro quando estava gratuito, e a premissa me deixou bem interessada (adoro fantasmas); bom saber que o livro é legal e a escrita boa.
Abraços!
As referências passam batidas por mim justamente por esse motivo mesmo: leio principalmente livros, e mesmo os livros que eu leio são sempre no mesmo nicho/gênero/estilo, então desconheço muito coisa KK
ExcluirAbraço!
Olá, boa tarde, sabe onde posso conseguir uma cópia para a leitura?
ResponderExcluir