3.0 estrelas fantasia

Resenha: Ice Like Fire, Sara Raasch

11:16neo

Série Snow Like Ashes: Snow Like Ashes | Ice Like Fire | Frost Like Night
Sara Raasch
Balzer + Bray
★★★

Faz três meses que os Winterians foram libertados e o rei de Spring, Angra, desapareceu - graças à ajuda de Cordell.
Meira quer apenas que seu povo fique seguro. Quando a dívida devida à Cordellan faz com que os Winterians comecem a cavar suas minas para o pagamento, eles encontram algo poderoso e possivelmente perigoso: a fonte de magia de Primoria. Theron vê isso como uma oportunidade - com esse tanto de magia, o mundo poderia finalmente enfrentar ameças como Angra. Mas Meira teme o perigo que a fonte pode se tornar - a última vez que o mundo teve tanta magia, ela originou a Decadência. Então quando o rei de Cordell ordena os dois em uma missão através dos reinos de Primoria para desvendar os segredos da fonte, Meira planeja usar a viagem para conseguir o suporte para mantê-la fechada e Winter, à salvo - mesmo que isso signifique ir contra Theron. Mas poderia ela fazer isso sem colocar as pessoas que ela ama em perigo?
Mather quer apenas ser livre. Os horrores enfrentados pelos Winterians ainda estão frescos em Januari, deixando Winter vulnerável para a opressão crescente de Cordell. Quando Meira parte em busca de aliados, ele decide tomar a segurança de Winter em suas próprias mãos. Conseguiria ela reconstruir seu reino alquebrado e protegê-lo de novas ameaças?
Enquanto uma teia de poder e engano se torna mais apertada, Theron luta por magia, Mather luta por liberdade - e Meira começa a se perguntar se ela não deveria lutar não apenas por Winter, mas por todo o mundo.

Depois de ler Snow Like Ashes e gostar da história apesar do plot twist mais previsível da história, eu estava bastante ansiosa para ler Ice Like Fire. Infelizmente, esse é um livro que sofre da síndrome do segundo volume - ou seja, é um livro bem mais transitório e por isso não possui um plot tão forte quanto o anterior.

Acho que meu maior problema, porém, foi o fato de que boa parte do conflito desse livro vem justamente das opiniões contrárias de Theron e Meira, que tinham terminado o livro um meio que juntos. Problema em questão sendo: eu não dou a mínima pro Theron. Eu literalmente não me importo come ele. Então quando a Meira ficava com raiva dele eu só conseguia pensar, dá um pé na bunda dele logo, ou quando ela ficava dividida entre os sentimentos dela por ele e ele sendo um babaca eu só revirava os olhos e quase dizia pro meu tablet, que tal mandar ele ir pastar? Ou catar coquinho? Ira pra cochinchina? Enfim, sumir?

Ice Like Fire também teve um dos meus maiores pet peeves: mudança de tempo verbal e de narrador. Não entre Meira e Mather (que dividem esse livro), mas sim o fato de que Snow Like Ashes é todo em primeira pessoa com verbos no passado e do nada as partes da Meira são com verbos no presente (mas ainda em primeira) e a do Mather são em terceira e no passado. Isso me deixou incomodada sim.

Olha, eu nunca disse que não era fresca. Sinto muito. 

Juntando isso com o fato de que os novos personagens introduzidos não me chamaram muito a atenção e que eu tive certos problemas com a inclusão de um personagem queer (como mencionei no rant literário sobre os cookies da diversidade), e pronto, o livro acabou ficando bem fraco. Só gostei mesmo da Meira, que continua maravilhosa e que teve que lidar com muita coisa nesse livro, e do Mather, que continua dando de 10 a 0 no Theron e que merece mais.

Enfim, eu ainda tenho esperanças de que o último volume, Frost Like Night (e sim, os títulos dessa série estão ficando um tanto ridículos). 3.0 estrelas para Ice Like Fire.

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Oi, eu acabei de ler neve e cinzas, TIPO AGORA MESMO! E eu TO morta pra saber oq que acontece, vi umas resenhas em inglês e estou morta, terceiro só sai em setembro, não me Leve a mal, mas eu amo o Theron, eu PRECISO saber oq acontece, vi umas coisas e não são muito boas, parece que a autora regrediu com a personalidade dele, pra que o triângulo continuasse, achei ele um personagem muito bom! Me de esperanças pelo amor de Deus, não vou aguentar até a Harpen Collins publicar esse livro. Até lá, minha morte está declarada.

    ResponderExcluir
  2. SPOILERS DE NEVE E CINZAS Terminei ontem Neve e Cinzas, e também achei o livro bem legal. Mas um dos maiores problemas do livro, pra mim, é o mesmo problema de um monte de livros: o romance. E eu gosto de romance, mas esses triângulos amorosos, que hoje em dia, parecem ter virado regra, me cansam. Não é nem pelo triângulo amoroso em si, eu acho, e sim pela maneira que eles o constroem. No início, você logo nota que Meira sente uma paixão desde pequena, pelo Mather, e vice versa, e parece que eles se gostam MESMO, não só uma paixonite de criança, e sim amor, alimentada pela amizade e companheirismo dos dois. Mas tudo isso começa a sumir, na primeira vez em que aparece um carinha bonitinho na frente dela. Aí ela começa a pensar em como se sente melhor com um do que com outro, e de repente, o sentimento que ela cultivava pelo Mather começou a parecer tão pequeno e insignificante, que eu fiquei muito decepcionada com a Meira, e com a autora. Porque eu não consigo conceber que as coisas aconteçam dessa maneira. Fico me perguntando como essas meninas seriam na vida real. Um dia se apaixona por uma, e logo depois tá se apaixonando por outro. Acho que esses autores não tem noção do quanto fazem as protagonistas deles, perecerem fúteis. Não tenho nada contra o Theron, mas é aquela coisa: prefiro o Mather, e a relação dele com a Meira, não me convence. Nem sei como vou me sentir ao ver esses dois juntos pela maior parte do livro, e aparentemente brigando. Fora esse triângulo, que é sempre um problema, o livro foi divertido. Adivinhei lá na primeira página, que Meira era da linhagem real, só não esperava aquela revelação sobre o Mather. Fiquei morrendo de pena do garoto. Crescendo a vida inteira, achando que deveria ser rei, e coisa e tal, pra no final das contas... Enfim, espero que essa questão seja abordada no segundo livro, porque é algo que deixa uma pessoa, NO MÍNIMO, muito confusa. Ah e descobri suas resenhas a pouco tempo, e as adoro. São ácidas sim, mas muito bem humoradas, sempre rio muito com elas. =)

    ResponderExcluir

Formulário de contato