top 5 de livros

Top 5 livros de 2014!

17:11neo



Quem acompanhou o blog durante esse ano sabe muito bem que ele não foi um dos meus melhores. Li muitos livros ruins e uma quantidade absurda de livros mais ou menos. Quando faço mentalmente esse top 5 de livros ao fim do ano os 5 livros presentes nele quase sempre recebem 5 estrelas cada um. Em 2014, porém, três ficaram com menos que isso. Pois é.

Mas não foi um ano perdido e é isso que importa. Li 34 livros e no momento estou terminando mais dois (Eragon e Os Doze Guardiões da Luz), mas pelo que estou vendo nenhum deles vai estar nos meus melhores do ano. Enfim, abaixo meu top 5 de livros de 2014:
  • Quinto lugar: Os Cinco Porquinhos (Agatha Christie)

Há dezesseis anos uma mulher fora condenada por assassinar seu marido. Ao morrer na prisão, deixou uma carta para sua filha de cinco anos, Caroline, afirmando sua inocência. Caroline sabe que precisa do melhor detetive do mundo para esta missão quase impossível: revolver o passado à procura do verdadeiro assassino, para limpar o nome de sua mãe. Hercule Poirot aceita a missão, partindo de uma cantiga de ninar inglesa – Os Cinco Porquinhos - que dá título à obra.

Sem resenha </3

Esse livro me deu forças para continuar lendo esse ano. O motivo: eu estava viajando e só tinha levado dois livros, Tigana e A Quinta Onda, e acabei penando horrores para terminar Tigana (e não gostei nem um pouco do livro) e não estava com a mínima coragem de ler A Quinta Onda por estar com medo de ser ruim também. Dos 11 livros que eu tinha lido até então em 2014, eu só tinha gostado mesmo de um, então minha tolerância para livro ruim estava abaixo de zero. Aproveitei que fui ao shopping e comprei então Os Cinco Porquinhos da Agatha Christie, porque né, livro da Christie é sempre bom e eu estava morrendo por um terreno seguro. Não me enganei. Os Cinco Porquinhos levou 4.0 estrelas.
  • Quarto lugar: Luck in the Shadows (Nightrunner #01 - Lynn Flewelling)
Quando o jovem Alec de Kerry é feito prisioneiro por um crime que não cometeu, ele tem certeza de que sua vida está chegando ao fim. Mas uma coisa que ele jamais esperava era seu companheiro de cela. Espião, ladino, ladrão e nobre, Seregil de Rhiminee é muitas coisas - e nenhuma delas é previsível. E quando ele oferece tomar Alec como seu aprendiz, muitas coisas podem nunca mais ser as mesmas para ambos. Logo Alec se vê viajando por estradas que ele nunca soube que existia, em direção a uma guerra que ele nunca suspeitou estar se aproximando. Em pouco tempo ele e Seregil acabam entranhados em uma trama sinistra que corre mais fundo do que eles podem imaginar, e que pode custá-los muito mais do que suas vidas se ambos falharem. Mas a fortuna é tão imprevisível quanto o novo mestre de Alec e dessa vez pode apenas ser... Sorte nas Sombras.

Confira a resenha.

Não vejo a hora de continuar essa série. Primeiro porque são sete livros e eu adoro histórias longas (quando consigo vencer a preguiça e lê-las, é claro), segundo porque os personagens são muito interessantes e o worldbuilding da autora permite que eu leia a série sem que eu tenha que revirar os olhos diante de sexismo que existe apenas porque sim, e por último porque o plot, que parece bem simples aqui no livro, aparentemente se complica nos próximos volumes. Nightrunner é uma série em que provavelmente enfiarei a cabeça sempre que as minhas queridas fantasias grimdarks começarem a encher minha paciência. 4.0 estrelas também.
  • Terceiro lugar: A Canção do Sangue (A Sombra do Corvo #01 - Anthony Ryan)
Quando Vaelin Al Sorna, um garoto de apenas 10 anos de idade, é deixado por seu pai na Casa da Sexta Ordem, ele é informado que sua única família agora é a Ordem. Durante vários anos ele é treinado de forma brutal e austera, além de ser condicionado a uma vida perigosa e celibatária. Mesmo assim, Vaelin resiste e torna-se líder entre seus irmãos. Ao longo de sua jornada, Vaelin também descobrirá de quem foi o verdadeiro desejo para que ele fosse entregue à Ordem o objetivo sempre foi protegê-lo, mas ele não tem ideia do quê. Aos poucos, indícios de uma esquecida Sétima Ordem e questões acerca das ações do Rei Janus fazem Vaelin Al Sorna questionar sua lealdade. Destinado a um futuro grandioso, ele ainda tem que compreender em quem confiar. Neste primeiro volume da trilogia A Sombra do Corvo, Anthony Ryan estreia de maneira promissora na literatura com uma aventura repleta de ação.


Um dos poucos livros do ano que realmente ficou dentro da expectativa que criei para ele graças a sua fama e reputação. Além do autor ter uma escrita excelente, a maior parte dos personagens é ótima, e A Canção do Sangue me conquistou também por ter personagens femininas verdadeiras (amém, senhor) e não apenas plot devices (ou uma guria perdida em um mar de caras). Aliás, a representação no geral desse livro é uma das melhores que já vi em um livro de fantasia escrito por um homem, então né, junte-se isso ao fato de que o plot em si é muito interessante e voilà, 4.5 estrelas.
  • Segundo lugar: Captive Prince (Captive Prince Trilogy #01 - C.S. Pacat)
Damen é um herói para seu povo e o verdadeiro herdeiro do trono de Akielos, mas quando seu meio-irmão toma o poder, Damen é capturado, despojado de sua identidade e enviado para servir o príncipe de uma nação inimiga como um escravo de prazer.
Bonito, manipulador e mortal, seu novo mestre príncipe Laurent simboliza o pior da corte de Vere. Mas na teia política letal da corte veretiana nada é o que parece, e quando Damen se vê preso em um jogo pelo trono, ele deve trabalhar em conjunto com Laurent para sobreviver e salvar seu país.
Para Damen, há apenas uma única regra: nunca, jamais, revelar sua verdadeira identidade. Porque o homem que Damen precisa para escapar é o único com mais motivos para odiá-lo do que qualquer outra pessoa…


O azarão do ano. Como digo na resenha, eu não estava dando nada por esse livro quando o peguei para ler. Acabou sendo um dos meus preferidos do ano, não exatamente pelo plot, mas sim pelos personagens, que são incríveis, e pela escrita e worldbuilding, que é diferente e muito bom. 5.0 estrelas.


  • Primeiro lugar: Prince's Gambit (Captive Prince Trilogy #02 - C.S. Pacat) e Aprendiz de Assassino (Saga do Assassino #01 - Robin Hobb)
Ok, é trapaça, eu sei, mas não consegui escolher entre os dois. Shame on me.

Com seus países à beira da guerra, Damen e seu novo mestre, o príncipe Laurent, devem trocar as intrigas do palácio para a força arrebatadora do campo de batalha enquanto eles viajam para a fronteira para evitar uma conspiração letal.
Forçado a esconder sua identidade, Damen se encontra cada vez mais atraído para o perigoso e carismático Laurent. Mas à medida que a confiança incipiente entre os dois homens se aprofunda, a verdade dos segredos de ambos os seus passados está preparada para lidar lhes o golpe final...

Ainda melhor do que o livro um, Prince's Gambit é a razão de C.S. Pacat ser hoje minha referência para caracterização de personagem ao longo da história. Falo sério: se um dia eu chegar perto do nível dela nesse sentido já serei a escritora mais feliz do mundo. 5.0 estrelas.


O jovem Fitz é o filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e foi criado pelo cocheiro de seu pai, à sombra da corte real. Ele é tratado como um penetra por todos na realeza, com exceção do Rei Sagaz, que faz com que ele seja secretamente treinado na arte do assassinato. Porque nas veias de Fitz corre a mágica do Talento e o conhecimento obscuro de um garoto criado em um estábulo, entre cães, e rejeitado por sua família. Quando assaltantes bárbaros invadem a costa, Fitz está se tornando um homem. Logo ele enfrentará sua primeira missão, perigosa e que despedaçará sua alma. E embora alguns o vejam como uma ameaça ao trono, ele pode ser a chave para a sobrevivência do reino.

Se a escrita de C.S. Pacat é leve, mas eficiente, e sua caracterização é estupenda, as coisas se invertem com Robin Hobb; sua escrita é maravilhosa e sua caracterização, apesar de mais leve do que a de Captive Prince e Prince's Gambit, é pra lá de eficiente. Pra mim, em questão de caracterização, os melhores escritores do gênero são justamente Pacat, Hobb e Patrick Rothfuss, autor de O Nome do Vento e O Temor do Sábio. 5.0 estrelas para Aprendiz de Asssassino.

Bem, é isso. Em breve postarei meu top 5 de personagens que, muito provavelmente, virão dos livros acima. Ah, e um viva pro Anthony Ryan por ter sido o único escritor homem que conseguiu chegar no meu top 5 do ano, por favor. Até!

Você pode gostar de:

6 comentários

  1. Como escritora, fiquei muito interessada nesses livros de C. S. Pacat; a forma como você falou da caracterização dos personagens me deixou curiosa.

    Esse da Agatha Christie li há tanto tempo que mal me lembro do enredo, mas ao que parece vale a releitura.

    Aprendiz de Assassino foi minha última leitura de 2014 e ouço falar tão bem de A Canção do Sangue que coloquei em minhas metas de leitura desse ano.

    Ainda não decidi todos os livros que colocarei em meu top 5 de 2014, mas certamente As Mentiras de Locke Lamora e o Império Final estarão entre eles.

    Abraço!
    Sonhos, Imaginação & Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a caracterização da Pacat muito, muito boa. Dá pra ver que ela pensou com cuidado na personalidade dos personagens, e geralmente eu me importo bem mais com os personagens do que com o plot, então...

      Adoro Aprendiz de Assassino e A Canção do Sangue, como eu disse no post, foi um dos únicos livros bem falados que eu realmente gostei de ler em 2014. Gostei de O Império Final e de As Mentiras de Locke Lamora, mas eles não me convenceram como A Canção do Sangue (uma boa parte disso graças aos personagens).

      Abraço!

      Excluir
  2. Super preciso ler Captive prince, google vai me salvar. Amei seu blog. Pode crer vc tem uma nova fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E espero que goste de Captive Prince! =)

      Excluir
    2. Ainda to trabalhando na tradução. Por acaso vc n sabe onde tem ele traduzido?

      Excluir
    3. Vish, não sei não ): Acho que não tem em canto nenhum traduzido.

      Excluir

Formulário de contato