como lidar com muitas ideias dicas de escrita

Dicas de escrita: como lidar com muitas ideias

12:21neo

Como eu disse na última matéria, ter muitas ideias era um problema bem comum para mim, e um que já me impediu muito de continuar escrevendo minha história no passado. Hoje, felizmente, não sofro mais disso, e usarei essa matéria para tentar passar um pouco do que me ajudou a deixar essa “síndrome” para trás.
  • Muitas ideias para histórias diferentes
Entre ter muitas ideias para histórias diferentes e ter muitas ideias para a mesma história, o primeiro caso sempre me deu mais trabalho. Achava incrivelmente difícil escolher um plot entre os que eu tinha na minha pastinha, e sempre que começava um acaba me distraindo com a ideia de que talvez eu estivesse perdendo tempo com A enquanto deveria estar me concentrando em B. Muito disso vinha justamente do que eu achava que os leitores iriam gostar; cheguei até a deixar minha história principal de lado por quase um ano e meio por achar que ninguém iria querer ler fantasia na comunidade de escrita da qual eu participava. Resultado: depois que postei, muitos outros escritores de fantasia também tomaram coragem, e por um tempo esse foi o gênero mais popular do fórum.

Ou seja, escreva o que diabos você quer escrever. Esqueça da existência dos leitores na hora de decidir qual história deve ser seu foco; primeiro você tem que, obviamente, escrever para si mesmo. Do contrário seu livro corre o risco de ficar muito “tentei agradar todo mundo” e, confie em mim, você realmente não quer isso para sua história (vai que você acaba sem agradar ninguém no final?).

Se mesmo fingindo que os leitores não existem você ainda tem dificuldade em escolher qual plot escrever, se afaste um pouco do computador/caderno que você costuma usar e reflita sobre qual história significa mais para você. Pode ser por ela mostrar opiniões ou crenças suas ou ainda por causa de um personagem que você gosta muito, não importa. Analise qual vai lhe deixar empolgado para terminar por mais tempo ou qual você gostaria de ler primeiro se ambas as histórias fossem livros de outras pessoas, e, no último caso, decida na sorte e esconda as outras opções da sua vista. Sua vida será muito longa e mesmo que você foque no projeto A agora, o B não irá fugir da sua gaveta. Portanto, sem pânico.
  • Muitas ideias para a mesma história
Ter muitas ideias para a mesma história pode passar rapidamente de benção para maldição. Felizmente, nunca tive muitos problemas com isso, mas sei que muita gente passa uma vida tentando decidir qual usar. Minhas dicas nesse caso são bem simples: divida as ideias em grau de importância, descarte sem pena e planeje. Só.

Dividir as ideias em grau de importância serve para te ajudar a decidir quais manter e quais descartar sem pena e planejar torna mais fácil jogar fora o que não é necessário. Veja bem, usar uma ideia que altera muito do seu plot pode ser bom, mas somente se você tem como lidar com as “consequências” dela depois. Escolher uma só por ela ser muito boa vai fazer você quebrar a cara; muitas vezes uma menos incrível se encaixa muito melhor com seus personagens e com a história que você tinha planejado, além de poder oferecer um final mais satisfatório. Então na hora de decidir qual usar, pense no futuro de toda sua história, e não apenas nos acontecimentos imediatos. Lembre-se que você pode usar ideias maiores que não se encaixem com a história A para a história B ou para a C, que pode estar carecendo de um plot mais forte. Juntar histórias também pode ser uma boa opção.

Resumindo, não vá somente por “ah, essa ideia é muito boa, mas essa outra também”. Considere todos os efeitos que elas podem ter no plot da sua história, levando em conta coisas como desenvolvimento dos personagens e ritmo. Do contrário, você pode prejudicar sua história, mesmo ao adicionar uma ideia excelente.

Bem, é isso. Espero ter ajudado.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato