2.5 estrelas fantasia

Resenha: Os Doze Guardiões da Luz, Luiz Henrique Batista

22:54neo

Os Doze Guardiões da Luz 

Luiz Henrique Batista
Novo Século
★★½
Ambientado num mundo de fantasia, "Os Doze Guardiões da Luz" narra as histórias de heróis imortais que encarnam os doze signos do Zodíaco. Séculos após a grande guerra, que expulsou a Escuridão dos reinos do oeste, o povo e os heróis parecem ter se esquecido da ameaça que reside lá fora, além da fronteira das terras da Luz com os países da neblina. Alheios ao alcance dos tentáculos do inimigo, os Guardiões são pegos de surpresa quando a ameaça vem não de fora, mas de dentro do reino, justamente daqueles em quem mais confiavam: eles próprios.







Os Doze Guardiões da Luz faz parte do tipo de livro que costumo ver com frequência aqui no Brasil: uma boa história que acaba perdendo boa parte de sua qualidade por causa da escrita.

Não falo aqui de erros ortográficos ou de vírgula, conjugação, etc, mas sim das técnicas mais conhecidas da escrita, como o velho show, don't tell. Muito de Os Doze Guardiões da Luz foi contado ao invés de mostrado, principalmente as personalidades dos personagens e algumas das várias batalhas ou confrontos que acontecem durante a história. Isso me impediu de realmente me conectar com os já citados personagens e, portanto, de "mergulhar" na história como eu normalmente faria.

Não me entenda errado; como eu disse, o plot de Os Doze Guardiões da Luz é bem legal e o mundo criado pelo autor é bem interessante, assim como a história que levou aos acontecimentos narrados no livro (a explicação para o surgimento dos guardões é a+). Os próprios personagens parecem ser bem construídos, e digo parecem porque não pude "sentir" a qualidade deles (???) graças aos já citados problemas na escrita. Muito sobre eles foi contado, e isso não deixou espaço para que eu realmente os visse em ação ou os visse provando que tudo o que fora contado na narrativa era verdade. Conclusão: fiquei sentindo quase como se tivesse visto os personagens pela metade, então meio que gosto e meio que não gosto deles (sim, não faz sentido, eu sei).

Outra coisa que me incomodou na escrita foi o distanciamento do que estava acontecendo. Isso é meio que consequência do show, don't tell que não foi colocado em prática, mas tudo parecia acontecer "por cima", sem muito detalhes e de modo muito rápido. Os Doze Guardiões da Luz, pra mim, é uma ótima história que pecou demais na execução e que por isso não me conquistou. É original, bem construída e passa longe de ser uma fantasia genérica, mas a escrita... nope. Aliás, a escrita é também culpada por fazer várias cenas entre os casais da história ficarem meio piegas, o que também me irritou.

Falando um pouco dos personagens, eu gostei da maior parte. São muitos, então vários aparecem por pouco tempo ou somem por alguns capítulos, mas a personalidade de todos é apresentada de modo satisfatório. (Algo meio irrelevante que me incomodou: praticamente todo cara era alto e musculoso, o que não é ruim, claro, mas a descrição para eles foi praticamente a mesma, então meh). Gostei de Peixes mais do que esperava (também gostei da do meu signo, Aquário, apesar de ter achado o motivo pra ela ter ficado brava com Leão pra lá de idiota) e lá pro final até fiquei com um tico de pena do Escorpião. Não cheguei a odiar nenhum personagem (nem mesmo Capricórnio), mas esses foram os que mais me chamaram a atenção.

Enfim, Os Doze Guardiões da Luz fica com 2.5 estrelas.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato