lista de leitura top 5 de livros

Top 5 de livros mais antecipados de 2015 + minha lista de livros para o ano!

17:29neo


Antes de tudo: não, essa lista não é sobre livros que serão lançados em 2015, mas sim sobre os livros que vou ler em 2015 que acho que serão muito bons. Ou seja, eles podem ter sido lançados há anos, há meses ou ainda não terem sido lançados; o único critério mesmo foi minha opinião e a expectativa que tenho deles.

Mas enfim, vamos lá:
  • Quinto lugar: The Fifth Season (The Broken Earth  #01- N.K. Jemisin)

Esta é a maneira que o mundo acaba. Mais uma vez.
Três coisas terríveis acontecem em um único dia. Essun, uma mulher que vive uma vida normal em uma cidade pequena, volta para casa para descobrir que seu marido assassinou brutalmente seu filho e sequestrou sua filha. Enquanto isso, o poderoso Sanze - o império mais abrangente e cujas inovações foram o alicerce da civilização por mil anos - entra em colapso ao ter a maior parte de seus cidadãos assassinados para servir a vingança de um louco. E o pior de tudo: através do coração do vasto continente conhecido como Stillness, uma grande fenda vermelha foi rasgada no coração da terra, expelindo cinzas o suficiente para escurecer o céu durante anos. Ou séculos.
Agora Essun deve perseguir os destroços de sua família atráves de uma terra mortal e moribunda. Sem luz solar, água limpa ou terras aráveis, e com estoques limitados de suprimentos, haverá guerra em todo Stillness: uma batalha de nações não pelo poder ou território, mas sim pelos recursos básicos necessários para sobreviver a longa e escura noite. Essun não se importa se o mundo desmorona à sua volta. Ela vai quebrá-lo ela mesma se for preciso para salvar sua filha.
Vi a sinopse desse livro há algum tempo atrás, adicionei-o nos Goodreads como livro pra ler e esqueci completamente dele. Mas hoje, zanzando lá pela minha (imensa) lista de quero ler do site acabei dando de cara com ele de novo e dessa vez ele me chamou bem mais a atenção. Não sei se foi porque faz algumas semanas que sigo a autora no Twitter e passei a gostar dela ou se foi por eu ter finalmente prestado atenção na sinopse e por isso ter percebido que, assim como minha história, The Fifth Season também envolve fendas e um mundo (quase) acabando, apesar das abordagens serem (aparentemente) bem diferentes. Infelizmente, The Fifth Season só será lançado em agosto, então, né, esperemos.
  • Quarto lugar: Mage's Blood (Moontide Quartet #01 - David Hair)
A Ponte Moontide encontra-se profundamente abaixo da mar, mas a cada 12 anos as marés baixam e a ponte é revelada, seus portões abertos para o comércio. Os Magi são obcecados em governar este mundo e levaram exércitos através da ponte em cruzadas de conquistas. Agora a Moontide está quase aqui e o povo do Oriente está pronto para lutar.
Esse livro vivia aparecendo nos indicados do Goodreads pra mim, mas eu sempre o dispensei por ele não ter uma nota acima de 4 (sim, sou fresca com isso mesmo, me julguem). Depois de ler algumas resenhas de blogs que eu confio, no entanto, toda a indiferença que eu tinha em relação à Mage's Blood se transformou em empolgação. Mage's Blood parece ser o tipo de fantasia que eu mais gosto: épica e grande, então mal posso esperar pra lê-lo.
  • Terceiro lugar: The Dragon's Path (The Dagger and the Coin #01 - Daniel Abraham)

Todos os caminhos levam para a guerra...Os dias de herói de Marcus foram deixados para trás. Ele sabe muito bem que mesmo a menor guerra ainda significa a morte de alguém. Quando seus homens são movidos para um exército condenado, ficar fora de uma batalha da qual ele não quer fazer parte requer alguns métodos não ortodoxos. Cithrin é uma órfã, guardiã de uma casa bancária. Seu trabalho é contrabandear a riqueza de uma nação através de uma zona de guerra, escondendo o ouro de ambos os lados. Ela sabe que a vida secreta do comércio como uma segunda língua, mas essas estratégias não a defenderão de espadas.Geder, único herdeiro de uma casa nobre, tem mais interesse na filosofia do que na esgrima. Uma pobre desculpa por soldado, ele é um peão nesse jogos. Ninguém pode prever o que ele irá se tornar.A queda de seixos pode iniciar um deslizamento. A disputa entre as Cidades Livres e o Severed Throne está cada vez mais fora de controle. Um novo jogador sobre das profundezas da história, atiçando as chamas que irão varrer toda a região no Caminho do Dragão - o caminho para a guerra.
Outro livro pelo qual passei batida na primeira vez que o vi graças à nota do Goodreads (menos de 4 de novo) e graças também à sinopse, que não me chamou o mínimo de atenção (é estupidamente genérica, vamos combinar, né). O que me fez ficar animada para esse livro foi o autor (também o sigo no Twitter, e ele é bem legal) e principalmente as resenhas de blogs que acompanho (que, aliás, fazem um trabalho bem melhor na hora de dizer sobre o que a história é de verdade).
  • Segundo lugar: The Mirror Empire (Worldbreaker Saga #01 - Kameron Hurley)
Nas vésperas de um evento catastrófico recorrente conhecido por extinguir nações e remodelar continentes, uma órfã problemático escapa da morte e da escravidão para descobrir seu próprio passado sangrento... Enquanto um mundo vai para a guerra contra si mesmo.
No reino congelado de Saiduan, invasores de outro reino estão dizimando cidades inteiras, deixando para trás nada além de cinzas e ruínas.
À medida que a estrela negra do cataclismo surge, um governante ilegítimo tem a tarefa de manter unido um país fraturado pela guerra civil, um jovem lutador precoce é convidado a trair sua família e uma general meio-Dhai tem que decidir entre a erradicação do povo de seu pai e a lealdade para com sua Imperatriz alienígena.
Através de alianças tensas e traições devastadoras, os Dhai e seus aliados tentam se manter contra uma força aparentemente imparável enquanto nações inimigas se preparam para um encontro de mundos tão antigo quanto o próprio universo.
O final, um mundo se erguerá - e muitos perecerão.
Um livro que está na minha lista de leitura há tempos e que eu até mesmo já comecei, The Mirror Empire é conhecido por ser meio polêmico em vários aspectos (boa parte desses aspectos sendo relacionados ao tratamento da autora dos gêneros, que é bem não-convencional). Estou na página 26 e posso dizer com certeza uma coisa: o livro é diferente. Não sei ainda se vou gostar ou não (espero sinceramente que sim), mas a última coisa que podem dizer sobre The Mirror Empire é que o livro não é original. Ele é completamente diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido e estamos na página 26, então, né...
  • Primeiro lugar: The Goblin Emperor (Katherine Addison)

O mais novo e meio-goblin filho do Imperador tem vivido sua vida inteira em exílio, distante da Corte Imperial  e da intriga mortal que a permeia. Mas quando seu pai e três irmãos na linha de sucessão do trono são mortos em um “acidente”, ele não tem outra escolha que não tomar seu lugar como o único herdeiro legítimo sobrevivente.
Completamente despreparado na arte da política da corte, ele está sem amigos ou conselheiros, e tem total conhecimento de que quem quer que tenha assassinado seus pais e irmãos poderia tentar tirar sua vida a qualquer momento.
Cercado por bajuladores ansiosos para conseguir favores com o novo e ingênuo imperador, e oprimido pelos fardos de sua nova vida, ele não pode confiar em ninguém. Em meio ao turbilhão de tramas para depô-lo, ofertas de casamentos arranjados e o espectro de conspiradores desconhecidos que se escondem nas sombras, ele deve se ajustar rapidamente à vida como o Imperador Goblin. Todo esse tempo ele se encontra sozinho, e tentando encontrar até mesmo um único amigo … e esperando a possibilidade de romance, mas também vigilante contra os inimigos invisíveis que o ameaçam, para não perder seu trono - ou sua vida.
The Goblin Emperor não aparenta ser "grande" como os outros livros dessa lista, e com isso quero dizer que ele não é uma saga épica (até porque é volume único, né), mas tudo nele grita anti-Grimdark com uma visão bem moderna e é isso o que mais desejo ler no momento. É o livro que eu tenho 97% de certeza de que vou gostar, mas, bem, nunca se sabe...

E agora minha lista de livros a serem lidos esse ano. Negrito e itálico para os do top 5, itálico para os que eu acho que gostarei bastante também.
  1. City of Stairs (Robert Jackson Bennett)
  2. Mage's Blood (David Hair)
  3. The Goblin Emperor (Katherine Addison)
  4. A Crown for Cold Silver (Alex Marshall)
  5. Gardens of the Moon (Steven Erikson)
  6. The Way of Kings (Brandon Sanderson)
  7. The Mirror Empire (Kameron Hurley)
  8. The Steel Remains (Richard K. Morgan)
  9. Dragonflight (Anne McCaffrey)
  10. Spirit Thief (Rachel Aaron)
  11. The Warded Man (Peter V. Brett)
  12. Promise of Blood (Brian McClellan)
  13. The Red Knight (Miles Cameron)
  14. Traitor's Blade (Sebastien de Castell)
  15. O Dragão de Sua Majestade (Naomi Novik)
  16. The Hundred Thousand Kingdoms (N.K. Jemisin)
  17. Red Queen (Victoria Aveyard)
  18. Red Rising (Pierce Brown)
  19. The Dragon's Path (Daniel Abraham)
  20. Shadow and Bone (Leigh Bardugo)
  21. The Demon King (Cinda Williams Chima)
  22. The Way of Shadows (Brent Weeks)
  23. The Fifth Season (N.K. Jemisin)
  24. The Queen of the Tearling (Erika Johansen)
  25. Ancillary Justice (Ann Leckie)
  26. A Shadow in Summer (Daniel Abraham)
  27. Snow Like Ashes (Sara Raasch)
  28. A Música do Silêncio (Patrick Rothfuss)
  29. Stormdancer (Jay Kristoff)
  30. Tome of the Undergates (Sam Sykes)
  31. The Cloud Roads (Martha Wells)
  32. Proxy (Alex London)
  33. Throne of the Crescent Moon (Saladin Ahmed)
  34. Elves: Once Walked With Gods (James Barclay)
  35. A Dance of Cloaks (David Dalglish)
  36. Sword (Amy Bai)
  37. Atlanta Burns (Chuck Wendig)
  38. A Torre Acima do Véu (Roberta Spindler)
  39. Exorcismos, amores e uma dose de blues (Eric Novello)
  40. The Emperor's Blade (Brian Staveley)
  41. Rook (Sharon Cameron)
  42. The Thousand Names (Django Wexler)
  43. The Black Prism (Brent Weeks)
  44. Malice (John Gwinne)
  45. A Lenda de Ruff Ghanor (Leonel Caldela)
  46. Olam (L.L. Wurlitzer)
  47. Those Above  (Daniel Polansky)
  48. Karen Memory (Elizabeth Bear)
  49. Rhune (Michael J. Sullivan)
  50. The Grace of Kings (Ken Liu) 
  51. Range of Ghosts (Elizabeth Bear)
Se eu vou mesmo ler 51 livros em 2015? Nah. Se eu chegar a 25 esse ano já estarei feliz, mas né, vou mirar alto.

E vocês, que livros pretendem ler esse ano?

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato