a canção da fúria diário de escrita

Diário de Escrita - Os Homens de A Canção da Fúria

18:48neo

arte por mathiaarkoniel
Estou atrasada, eu sei, mas fazer esse post sobre os homens de A Canção da Fúria se mostrou bem mais difícil do que fazer o sobre as mulheres, o principal motivo sendo algo bem simples: eu não encontro imagens que cheguem sequer perto de representar qualquer um deles. No post anterior eu precisei passar algumas boas horas procurando imagens de mulheres de cor, mas sério, aquilo não foi nada perto da caçada em que eu me lancei para achar homens, de cor ou não. Enfim, post sem imagens então, mas vou deixar uma descrição bem básica de cada um para vocês terem uma ideia.

(Pra falar a verdade esse cara aí da foto - Glorfindel de O Senhor dos Anéis - foi o único que eu achei semelhante a um dos meus personagens, o Lieth, mas não faria sentido colocar só o Lieth com imagem e o resto sem, então, né... Prossigamos).

Lembrando que: boa parte das sociedades que construí para A Canção da Fúria não possuem um sistema binário de gêneros. Ou seja, alguns homens dessa lista não são homens, mas aí eu teria que explicar duas sociedades (duas e meia, na verdade) e isso fica pra outro post. Nesse outro post direi qual o gênero verdadeiro deles, mas por enquanto, infelizmente, vejamos tudo pelo sistema binário.

Ou seja, essa lista é na verdade as AMABs (assigned male at birth/atribuído [o gênero] homem ao nascer) de A Canção da Fúria. Ou os que seriam AMABs no ~nosso mundo~, já que nenhuma das duas sociedade (e meia) não-binárias de Arzanael atribuem gênero algum à pessoa ao ela nascer.
Mas enfim, vocês me entenderam.

Na verdade, um desses ~homens~ não é AMAB, mas não colocar ele aqui não faria muito sentido.

(Sim, eu copiei esse trecho do outro post, oops).


  • Lieth
[Olhos e cabelos dourados, pele clara.]

Lieth nasceu quase duzentos anos antes da Fúria, sendo portanto um dos poucos elfos que se lembram do Grande Continente e dos dragões. Ele é também um Drion, ou seja, um membro da família real do império élfico pré-Fúria que hoje em dia governa Narovia. Sendo o filho primogênito de Silendil, o primeiro rei de Narovia, Lieth teria, obviamente, herdado o trono, mas preferiu abdicar desse direito em favor de sua irmã mais nova, a rainha Niva. Desde então Lieth tem servido como uma espécie de diplomata nos reinos humanos e em Davendria para quem quer que esteja governando Narovia no momento, mas desde que a Noite das Chamas Negras aconteceu que seu papel tem se inclinado cada vez mais para o de espião.

Quando o criei, lá na primeira versão de A Canção da Fúria, Lieth era o típico mentor dos livros de fantasia tradicional. Sabe aqueles personagens que sabem das coisas mas não contam nada pro protagonista porque "não é a hora certa", que explicam tudo sobre magia, sobre o mundo, sobre a vida, sobre literalmente qualquer coisa e raramente possuem algum tipo de storyline? Então, esse era o Lieth, que servia basicamente como de plot device aka NPC de jogo de RPG. Quando leio o que escrevi nessa época percebo que ele servia também pra mostrar o quão insuportável a Nienna era antigamente, pra ser sincera (o tanto de piti que ele tinha que aguentar me faz morrer de pena hoje em dia lol).

Felizmente, eu acabei percebendo o quão unidimensional ele era e apesar de sua personalidade continuar mais ou menos a mesma, Lieth está bastante diferente na nova versão. Como ele é um dos seres mais velhos dos Três Continentes (existem apenas mais quatro com mais ou menos a mesma idade que ele, dois dos quais são dragões, então né), sua storyline envolve bastante o fato de ele ter assistido boa parte dos elfos que sobreviveram à Fúria morrerem graças à magia venenosa de Arzanael e os probleminhas que ele tem em aceitar que algumas coisas simplesmente não são sua culpa.

  • Leori
[Pele marrom bem escura, cabelos negros, olhos verdes.]

Leori é um dos seres mais raros de Arzanael: um mestiço de elfo e humano.

Por boa parte de sua vida ele viveu apenas com seu pai, um elfo de Narovia, sua mãe, uma mulher das Cidades de Sal, e sua irmã mais nova, Lira, em um lugar isolado na costa de Avandreja, longe de olhares humanos ou élficos. Isso pelo menos até sua família ser assassinada por draanils e ele ser levado à Dianzeja, a maior fortaleza draaniana em Ninphera, de onde escapou anos mais tarde, levando consigo Nienna, que tinha acabado de perder suas memórias. Ela eventualmente se tornou sua melhor e única amiga.

Ao contrário de sua irmã Lira, Leori herdou o sangue élfico de seu pai e se parece bem mais com um elfo do que um humano, o que acaba colocando-o em perigo quando ele e Nienna passam a viver no reino humano de Évora. Sendo o único mestiço de que se tem notícia e com os elfos isolados em seus reinos desde a Noite das Chamas Negras, qualquer rumor sobre um ser não-humano e não-draanil seria o suficiente para colocar os draanils que perseguem Nienna no rastro dos dois em instantes. Por isso, Leori prefere se esconder. 

É meio difícil falar sobre Leori sem soltar spoilers monstruosos, mas vale mencionar que há um motivo para os draanils terem mantido-o vivo quando sua família inteira foi morta, e esse motivo pode acabar trazendo mais problemas do que seria recomendável.

  • Ren 
[Pele marrom-claro, olhos cinzentos, cabelos ruivos.]

Se um mestiço de elfo e humano é algo extremamente raro de se acontecer, um de draanil e humano não chega sequer a ser considerado como algo possível. Mas bem, Ren existe e é o primeiro (e único) de que se tem notícia.

Filho de uma general draaniana que abandonou o Império Syzarien e de um soldado do reino humano de Deva, Ren, assim como Leori, também foi criado em isolamento, mas no Deserto Vienja em Serracota. Seu pai morreu quando ele era pequeno em um ataque das estranhas criaturas do deserto e após o assassinato de sua mãe dar início à Guerra das Sombras (que resultou, décadas mais tarde, na queda do reino humano de Sintra, que se fragmentou nos reinos atuais de Deva, Évora e Miovena, por falar nisso), Ren passou a viver sob os cuidados de Nya, uma das princesas do reino élfico de Narovia, e Avera, seu marido (que, junto com Lieth, meio que foram responsáveis pelo fim de Sintra). 

Graças a seu envolvimento com Lieth e sua amizade com Nya e Avera, Ren é provavelmente a única pessoa com sangue draaniano a entrar (e sair com nenhuma parte do corpo faltando) de Narovia como convidado e a conquistar a amizade da Imperatriz Vittoria de Davendria. Dono de uma capacidade bem acima da média de canalizar a magia venenosa de Arzanael (e sobreviver), Ren vem estudando os mistérios que a envolvem há anos e junto a Ana começará, enfim, a descobrir o que realmente a deixou tão perigosa.

PS: Para os leitores da época da SW, Ren costumava ser uma mulher e se chamava Yune.

  • Avera 
[Pele meio marrom-claro, olhos castanhos, cabelos prateados.]

Após um tremor matar seus pais e destruir a ilha em que nasceu, Avera partiu para os Três Continentes, onde se casou com Nya e acabou ajudando na destruição do reino humano de Sintra. Séculos mais tarde Avera guiou os exércitos draanianos para Narovia, o que resultou na Noite das Chamas Negras e na morte de boa parte da família real.

A traição de Avera foi um choque para literalmente todos os envolvidos, tanto para os elfos quanto para os draanils (e para os humanos também). Ninguém sabe o que o levou a querer destruir o reino que o acolheu quando de sua chegada aos Três Continentes e, o que todos consideram ainda mais improvável, a abandonar sua mulher e única filha; Avera era conhecido por ser completamente dedicado a ambas. 

Após a Noite das Chamas Negras, Avera desapareceu. Alguns acreditam que ele continua trabalhando para o Império Syzarien como um de seus generais, outros juram que ele morreu na batalha que dizimou boa parte dos elfos de Narovia. Ninguém o vê há anos, mas seu papel nos acontecimentos que estão por vir está longe de terminar.
  •  Eoan
[Pele clara, olhos azuis, cabelos negros.]

Eoan é o príncipe do Império Davendriano e de acordo com as profecias do fim do mundo, a primeira metade da reencarnação da alma de Sina Azral, a pessoa que salvou Arzanael da destruição milênios atrás. Seu dever, segundo os escritos antigos, é auxiliar Ansiliatte a impedir mais uma vez o apocalipse, mas Eoan não acredita em nada disso. Um segredo seu conhecido apenas por pouquíssimas pessoas - entre elas seu melhor amigo, Luhiel - torna o que foi previsto impossível e faz qualquer momento que ele passe em seu reino, Davendria, um risco grande demais para ser tomado. Por isso, ele e Luhiel estão sempre longe, viajando por toda Avandreja e Ninphera a serviço de sua mãe, a Imperatriz Vittoria. 

Mas Eoan sabe que se alguém descobrir quem - ou o que - ele é nem mesmo a temível Imperatriz Vittoria será capaz de salvá-lo da morte certa.

  • Lífthrasir 
[Cabelos prateados e pele clara. Ninguém sabe a cor dos olhos dele.]

A Noite das Chamas Negras deveria ter sido a conclusão sangrenta - mas necessária - dos planos do Imperador de Syzarien, mas sua vitória foi curta e poucos meses depois tudo o que ele vinha arquitetando há centenas de anos caiu por terra. Para todos nos Três Continentes, Lífthrasir venceu, mas ele sabe - e o que é pior, seu povo sabe - que isso não poderia ser o mais distante possível da verdade.

Tendo unido os draanils sob uma única bandeira quase 900 anos atrás e depois de lhes ter erguido o maior império dos Três Continentes, Lífthrasir sabe que é visto não como um herói, mas como um messias. Na sociedade draaniana, porém, você só se mantém no topo enquanto consegue provar que merece tal posição, e o que aconteceu após a Noite das Chamas Negras é uma falha violenta em seu histórico vitorioso. Mas não é isso que o Imperador de Syzarien teme; seu medo está no que pode acontecer caso ele falhe mais uma vez. Lífthrasir não está pronto para ver o mundo acabar.

Impedir o apocalipse não é fácil, mas agora a única coisa que ele precisa fazer é achar uma garota. Isso, é claro, antes que seja tarde demais.

  • Siazen
[Cabelos ruivo-alaranjados, pele clara, olhos cinzentos.]

Siazen é um mero soldado em uma família de draanils que provaram através de seus feitos na guerra contra o Império Davendriano serem dignos da graça do Imperador. Alvo de olhares de dúvida, pena e até desprezo desde que se juntou ao exército, Siazen está desesperado para também se mostrar útil a seu povo e para contribuir ao Império. Anos atrás, uma chance lhe foi dada: encontrar uma garota e seu melhor amigo mestiço e assim ajudar diretamente o Imperador em sua missão sagrada. 

Siazen sabe que essa é sua última chance. Afinal, os Sinais já começaram e o fim do mundo está dolorosamente próximo.

  • Rephain
[Pele marrom, olhos castanhos e cabelos negros.]

Rephain sabe que só está vivo por pura sorte. O que além de sorte poderia ter feito uma prisioneira encontrar por acaso (e salvar) um draanil acorrentado em sua rota de fuga de uma fortaleza draaniana? Outros provavelmente o teriam deixado apodrecer em Dianzeja, afinal, não precisa ser muito esperto para perceber que um draanil feito prisioneiro por seu próprio povo não é exatamente a pessoa mais indicada para se salvar. Todos sabem que draanils matam todos os que ousam agir contra o Império, mesmo quando as infrações são ridiculamente pequenas.

Mas Nysa jamais perguntou o que ele fez para acabar preso em Dianzeja, pelo que ele é extremamente grato. Rephain não foi preso por algo que fez; seu crime foi, antes de tudo, ter nascido.

  • Lin
[Pele marrom, cabelo e olhos negros.]

Lin é a única pessoa que sabe que a Imperatriz Cega não ganhou poder algum quando ofereceu seus olhos como sacrifício para a deusa-hidra. Todo o povo, os sacerdotes e o exército estão confiantes de que os poderes agraciados pela deusa ajudarão a Imperatriz a guiá-los até a terra que lhes foi prometida milênios atrás, mas Lin sabe que a única coisa entre eles e a destruição é a capacidade da Imperatriz de conquistar e dominar outros povos - e, quem sabe, também um pouco de sorte.

Um ex-escravo de sangue, Lin é hoje servo da Imperatriz e quando ninguém está por perto, seu melhor amigo. Tendo compartilhado as aulas de história, estratégia e política com a Imperatriz desde que ambos eram crianças, Lin está tão preparado quanto ela para guiar seu povo para longe das terras fumegantes que um dia foram sua casa e ele sabe que a Imperatriz planeja nomeá-lo Imperador caso a morte a encontre nas batalhas contra os exilados. Mas Lin também sabe que não possui muito da inteligência, carisma ou força da Imperatriz; afinal, toda a sua vida seu único objetivo foi servir.

Mas ele logo percebe que servir não será mais o suficiente.

  • Sith
[Pele clara, cabelos e olhos negros.]

Sith é o único elfo além de Lieth que nasceu antes da Fúria a viver hoje em dia. Na verdade, ele é ainda mais velho - e não é exatamente um elfo.

Sith é um avraza, um elfo com alma de draanil e, por isso, deveria estar morto. Elfos e draanils estão em guerra há milênios e ser um elfo avraza - ou um draanil com alma de elfo, um ishma - é considerado o mesmo que nascer contaminado. Avrazas e ishmas trazem a desgraça e ser próximo de um é atrair o azar - ou pelo menos é isso que todos dizem. 

Mas Sith é antigo e há muito aprendeu a mascarar sua alma draaniana. Poucos já chegaram a descobrir seu segredo e destes apenas um, o próprio Lieth, está vivo. 

E ele não é o único avraza vivo, e os ishmas também se tornaram mestres em esconder sua própria natureza. Sith sabe; ele os vem procurando e vigiando há anos, e o motivo é simples: ele se lembra.

Ele se lembra que houve um tempo em que a magia de Arzanael não era venenosa e está certo de que os avrazas e ishmas podem ser a chave para trazer essa era de volta.

  • Luhiel 
[Cabelos e olhos vermelhos e pele clara.]

Luhiel foi o garoto errado a sobreviver.

Ele e todos aqueles que conhecem as profecias do apocalipse sabem disso. Seu irmão gêmeo, Nero, a segunda metade da reencarnação da Sina Azral, é quem deveria estar vivo, mas a Noite das Chamas Negras o levou e agora que os Sinais começaram, a derrota de homens e elfos diante do apocalipse parece mais certa do que nunca. Afinal, com apenas uma metade da alma de Sina Azral viva e com Ansiliatte morta, quem impedirá o fim do mundo?

Para piorar, Luhiel é um avraza. Seus pais deveriam tê-lo matado quando ele era um bebê, mas no último momento lhes faltou a coragem para fazê-lo. Por isso, Luhiel e sua família viveram afastados da capital de Narovia, preferindo morar na pequena cidade dos filhos do fogo, Methoras. Longe dos olhos de todos, Luhiel cresceu escondido sob a desculpa de saúde frágil até a Noite das Chamas Negras levar seus pais e seu irmão, e ele ser forçado a abandonar seu esconderijo. Desde então ele vive em Davendria, sob a proteção da Imperatriz Vittoria, uma antiga amiga de seus pais - ou viveria se não passasse o tempo todo longe com o Príncipe Eoan por medo de que descubram o seu segredo e o dele também.

Mas Luhiel pode ter um papel maior no apocalipse do que ele imagina. Se é para impedi-lo ou facilitá-lo, ninguém sabe.

(Sabe um personagem que ferra com tudo o que você escreve pra ele? Então, esse é o Luhiel pra mim. É de longe, muito, muito longe, o personagem mais difícil de caracterizar na história inteira, e eu nem posso falar o motivo porque spoilers. Muitos spoilers. Spoilers demais. Mas sério, Luhiel é minha ruína.)

BÔNUS:

  • O Imperador da Tormenta 
[Ninguém sabe qual era sua aparência de verdade].

O Imperador da Tormenta foi quem quase destruiu o mundo pela primeira vez.

Filho de um elfo e uma draanil, o Imperador da Tormenta foi o primeiro mestiço desse tipo de que se tem notícia, mas não foi nem de longe o último. Príncipe de um reino de elfos, draanils e, depois, seus filhos mestiços, o Imperador da Tormenta foi o ser mais poderoso de sua era. Seu poder era tão grande que ele era capaz de domesticar dragões sem o menor esforço, e após assassinar seus pais para se tornar rei - e mais tarde imperador - foi usando seus dragões que ele quase causou o apocalipse.

Relatos antigos mencionam guerras entre as duas raças antes do Imperador da Tormenta ou do reino mestiço das Montanhas do Céu, mas foi após a longa guerra sangrenta entre o povo do Imperador e o reino élfico e o draaniano que a rivalidade entre ambas chegou ao ponto em que se encontra hoje. Elfos e draanils voltariam a se encontrar no campo de batalha milênios depois, na guerra que desencadeou a Fúria.

O Imperador da Tormenta é o motivo de mestiços de elfos e draanils serem proibidos por ambas as raças e também a razão de avrazas e ishmas serem tão mal-vistos. Sangue élfico, o canalizador da magia de fogo, e sangue draaniano, que por sua vez canaliza a magia de sombra, o teriam tornado poderoso demais, fazendo de mestiços um perigo com quem ninguém estaria disposto a lidar. Todos os habitantes do reino das Montanhas do Céu, portanto, teriam sido exterminados após a queda do Imperador.

Assim como Sina Azral, o Imperador da Tormenta retornará ao mundo na Nova Fúria. Quem ele será, porém, depende da raça em que você acredita.


Fim. Todos aí possuem POV, para meu terror. Espero que tenham gostado e qualquer coisa é só deixar um comentário.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato