leitura crítica

Serviço: Leitura Crítica

18:40neo


Há algum tempo venho pensando na possibilidade de oferecer leitura crítica para escritores. Para quem não sabe, leitura crítica é tipo ser beta reader, mas de um modo mais profissional e completo, por assim dizer. E, por ser profissional, leitura crítica é paga, claro.

Não há nenhum curso para ser leitor crítico (letras aqui no Brasil e cursos voltado para a escrita lá fora ajudam, óbvio, mas geralmente leitores críticos são formados em qualquer coisa, embora a maioria escolha fazer algo relacionado a área artística mesmo) e eu não sou formado em nada (ainda sofrendo no segundo ano de faculdade, como vocês sabem), então a leitura crítica que eu talvez venha a oferecer não terá a mesma “credibilidade” de uma pessoa formada. Isso quer dizer que: a chance de eu cobrar os 400-600 reais que leitores críticos aqui no br cobram é nula (sim, o negócio é salgado desse jeito mesmo).

Já que não sou formado em nadica de nada, também pensei em oferecer as primeiras duas leituras críticas de graça. A única condição seria o escritor aceitar que eu usasse a leitura crítica que fiz para elx (omitindo dados importantes da história, óbvio) como amostra para outros escritores e, se a leitura crítica o/a agradar, fazer um comentário dizendo se gostou e o porquê.

Essa leitura crítica abordaria:
  • Worldbuilding - se está bom ou não, dicas sobre como melhorar, análises (quase) curtas sobre os principais lugares e elementos, etc.
  • Personagens - se são bem desenvolvidos e consistentes, análises (quase) curtas sobre os personagens principais e sobre os relacionamentos entre eles, etc.
  • Plot - se é bem estruturado, se faz sentido, se tem ritmo, etc.
  • Escrita - se está boa ou não, dicas sobre como melhorar, exemplos de possíveis erros e como corrigi-los, escolha de palavras, estrutura de frases, criação de atmosfera, descrição, etc.
  • Clichés - se há algum ou não, se são malignos pra história ou não e, se forem, como corrigi-los.
  • Consistência - aka seu personagem não começar a história loiro e acabar moreno ou qualquer tipo de plot hole
Bônus: se você escolher seguir minhas orientações e fizer alterações no texto, eu poderia checar o resultado e fazer uma revisão (procurar palavras repetidas, erros gramaticais, etc, e corrigi-los) total 0800/de graça.

Regras:
  • Só aceito livros completos. Meu ponto forte é observar o desenvolvimento de personagens e a consistência do plot, o que acabaria se perdendo se eu aceitar livros incompletos. 
  • Não aceito fanfiction. Meu plano inicial era aceitar, mas acredito que minha possível falta de conhecimento sobre o trabalho original poderia interferir na minha capacidade de fazer uma crítica de qualidade.
  • Não aceito histórias com menos de 45 mil palavras. Meu foco são livros, e não contos, novelas e derivados.
  • Aceito apenas fantasia, distopia, romance e semelhantes (pós-apocalipse, a maior parte dos subgêneros da fantasia, etc). São os gêneros que mais leio, o que torna mais fácil o reconhecimento de plots e personagens clichés.
  • Por enquanto não há previsão para conclusão da leitura crítica. As duas vagas grátis servirão para eu definir um prazo para realização do serviço.
O livro só será lido por mim, mas recomendo registrá-lo na Biblioteca Nacional antes de enviar se isso fizer o autor se sentir mais seguro.

Os interessados devem enviar o arquivo do livro completo em formato .doc para neolaveroni@hotmail.com com o título Leitura Crítica - Nome do livro (Nome do autor). No e-mail deverão estar também informações adicionais sobre a obra (público alvo, sinopse sem spoilers e qualquer observação que o autor queira fazer). Responderei o e-mail assim que possível confirmando o recebimento. Informarei o autor quando estiver na metade da leitura para mantê-lo atualizado e lhe dar uma ideia de quando terminarei. Assim que isso acontecer enviarei ao autor o arquivo do livro com anotações e um arquivo separado contendo minha crítica (abordando tudo que mencionei lá em cima). Planejo fazer duas leituras da obra, a primeira para ter uma ideia geral da história, personagens e plot e a segunda para analisar tudo de modo mais profundo.

Quando (bem, se, né) as duas leituras críticas estiverem preenchidas, fecharei o serviço e só liberarei novamente quando tiver entregado as duas. Ainda estou pensando nos preços, mas como planejo imprimir o livro para poder rabiscar a vontade nas margens está quase certo de que será 80 reais para obras de até 300 páginas com a fonte Times New Roman 12 e margens padrão do Word (2.5 na parte superior e inferior, 3.0 nos dois lados). Para livros com mais do que isso, 10 reais seriam cobrados a cada 50 páginas adicionais. O pagamento seria feito em duas vezes, metade antes e metade depois da leitura crítica estar pronta. Fornecerei a conta em que o dinheiro deve ser depositado ao autor após ter recebido o arquivo do livro e só começarei a leitura crítica quando o depósito for confirmado. Caso o autor não fique satisfeito com a crítica, aceitarei fazer uma em menor escala a depender dos pontos levantados. 

Bem, é isso. Qualquer dúvida é só deixar um comentário ou enviar um e-mail.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato