4 estrelas fantasia

Resenha: Limbo, Thiago d'Evecque

21:38neo

Limbo
Thiago d'Evecque
★★★★
O Limbo é para onde todas as almas vão após a morte. Além de humanos, deuses esquecidos e espíritos lendários também vagam pelo plano. Muitas almas sabem exatamente onde estão e por que; a maioria, entretanto, ainda tem a impressão de estar viva. A morte é um hábito difícil de se acostumar.
Um dos espíritos residentes no Limbo acorda sem nenhuma lembrança de sua identidade. Ele descobre que a Terra está prestes a ser destruída pelos próprios humanos e fica encarregado de enviar doze almas heroicas de volta. Elas reencarnarão no plano dos homens e tentarão reverter o quadro apocalíptico.
Contudo, poucas almas encaram o retorno com bons olhos. O espírito deve, então, forçá-las. Armado, de preferência. Assim, resolve visitar um velho amigo: Azazel, anjo ferreiro e primeiro escolhido da lista.
O espírito descobre mais sobre quem realmente é, ouve uma versão completamente diferente sobre a rebelião dos anjos e é presenteado com uma surpresa de péssimo gosto.
LIMBO mistura elementos e referências de videogames, RPGs, HQs, animes, mangás, filmes, séries e livros. De Matrix até Final Fantasy, é uma homenagem às influências que marcaram o autor. 

Uma cópia digital foi cedida pelo autor em troca de uma resenha honesta.

Limbo é um livro com uma premissa interessante (e uma capa maravilhosa, devo dizer): um espírito acorda no Limbo, o lugar para onde todas as almas vão após a morte, sem memórias e, obviamente, sem saber quem é, mas sua missão é clara: mandar doze almas heroicas de volta para a Terra para que elas impeçam que os humanos destruam a si próprios e ao planeta no processo. Problema sendo: algumas dessas almas preferem continuar no Limbo mesmo, e o espírito deve convencê-las (ou obrigá-las) a voltar.

O livro é bem curto e fácil de ler, e a escrita me agradou bastante. Não notei nenhum erro (fora um ou outro travessão desaparecido, mas isso é o de menos) e, para ser sincera, esse deve ser um dos livros brasileiros mais bem escritos que já vi. Narração em primeira pessoa não é exatamente minha preferida (bem longe disso, na verdade), mas a personalidade do espírito ficou tão bem retratada que eu nem me incomodei com isso. Foi um alívio ler diálogos bem feitos também. 

A história e os personagens são bem interessantes. Gostei principalmente de como as memórias do espíritos foram voltando aos poucos, meio que se entrelaçando com a conversa que ele tinha com as almas que encontrava. Cacá foi um personagem meio odioso, mas divertido, e o próprio espírito tem um senso de humor que me fez soltar umas risadas. 

O único defeito do livro, ao meu ver, foi seu ritmo e também o modo como as informações sobre as almas heroicas foram passadas ao leitor. Como temos que acompanhar o espírito enquanto ele encontra doze almas a coisa acaba ficando um pouco repetitiva, e o clímax sofreu um bocado por isso. O espírito contando tudo sobre a alma que visitaria em seguida também ficou repetitivo e interrompeu demais a narrativa. Acho que ficaria melhor se essas informações estivessem de algum modo diluídas pelo capítulo da alma em questão, e não de cara assim.

De qualquer forma, o livro é muito bom, e uma revelação do final em especial me agradou bastante (eu não a vi chegando, então né). Valeu a pena ler. 4.0 estrelas.

Você pode gostar de:

4 comentários

  1. Neo, agradeço muito o seu comprometimento em fazer resenhas incríveis.

    Feliz a vida toda por você ter gostado da leitura!

    Mais uma vez, muito obrigado pelo espaço.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Sempre fico feliz em ler e divulgar bons livros =)

      Abraços

      Excluir
  2. Acho que já tenho minha próxima leitura ;)

    ResponderExcluir

Formulário de contato