4.5 estrelas fantasia

Resenha: Queen of Shadows, Sarah J. Maas

19:25neo

Série O Trono de Vidro: A Lâmina da Assassina | O Trono de Vidro | Coroa da Meia-Noite | Herdeira do Fogo | Queen of Shadows | Untitled | Untitled
Sarah J. Maas
Galera Record
★★★★ ½

Tudo que Celaena Sardothien ama foi tirado dela. Mas ela enfim retornou ao império - por vigança, para resgatar seu reino e para enfrentar as sombras de seu passado...
Ela vai lutar por seu primo, um guerreiro preparado para morrer apenas para vê-la de novo. Ela vai lutar por seu amigo, um homem jovem encarcerado em uma prisão terrível. E ela lutará por seu povo, escravizado por um rei brutal e esperando o retorno triunfante de sua rainha perdida.

Queen of Shadows foi um livro excelente, mas a prova concreta de que você tem que tomar cuidado com o que deseja. 

Lembra que na minha resenha de Herdeira do Fogo eu disse que gostei do relacionamento entre Celaena (daqui em diante a chamarei de Aelin) e Rowan e que queria que os dois ficassem juntos mesmo achando que isso nunca aconteceria? Então, eles meio que ficam ou dão a entender que vão ficar logo no início do livro.

E eu odiei isso.

Tenho minhas suspeitas de que Sarah J. Maas vive mudando de ideia sobre o futuro da série entre um livro e outro quando o assunto é romance. É como se em Trono de Vidro ela tivesse proposto um triângulo amoroso e então entre ele e Coroa da Meia-Noite tivesse mudado de ideia e puff, Chaol é o escolhido e já era triângulo amoroso, e mesmo com o que aconteceu em Coroa isso continuou até o final de Herdeira do Fogo quando puff de novo, outra mudança e o escolhido se tornou o Rowan. Do mesmo modo que o relacionamento entre Chaol e Aelin se desenvolveu do nada entre Trono e Coroa, o de Rowan e Aelin mudou completamente de natureza sem nenhuma explicação. Eu tinha gostado de Rowan e Aelin justamente pelo aspecto platônico da relação deles e não pelo NOSSA QUERO TE BEIJAR já que isso é basicamente o que o relacionamento dos dois se tornou em Queen of Shadows.

Mas tirando isso só houve duas coisas que me incomodaram na história: o quão facilmente Aelin desistiu de salvar o Dorian (mas disso não posso falar porque spoilers) e o quão ridículos Aedion e Rowan eram juntos (sério, me senti lendo a Irmandade da Adaga Negra tudo de novo).

O resto do livro foi muito, muito bom.

Maas vem meio que corrigindo várias coisas "erradas" do primeiro livro e aqui em Queen of Shadows isso fica ainda mais óbvio. Kaltain e Lysandra eram, respectivamente, uma dama e uma cortesã que Aelin odiava apenas por odiar, sem motivo algum, em um exemplo bem claro de girl hate. Nesse livro, porém, ambas retornam e suas personalidades são aprofundadas. Lysandra inclusive se torna amiga de Aelin.

Não achei que nenhum personagem tenha agido de forma muito diferente do usual (tirando a Aelin desistindo do Dorian, como falei lá em cima). Digo isso porque o fandom da série está em polvorosa desde o lançamento de Queen of Shadows graças a essa questão. Muitos estão argumentando que Aelin e Chaol em especial agiram de modo "errado", de um jeito que não condiz com a personalidade dos dois. Eu não poderia discordar mais. O que aconteceu entre Chaol e Aelin, pra mim, é perfeitamente normal; ele passa a culpar Aelin pelo que acontece porque ela representa algo de diferente (sendo parte Fae) e algo que ele teme (magia). O relacionamento dos dois se resume então a uma troca de farpas durante boa parte do livro, o que eu achei bem natural e até esperando (lembra que Aelin nunca perdoou Chaol pelo que aconteceu com Nehemia? Então).

Uma coisa que eu adorei foi a luta entre Manon e Aelin. Ela foi muito, muito boa, uma das melhores lutas que já li em livros de fantasia. Aliás, Manon e as bruxas (com a adição de Elide, uma personagem humana nova com sangue de bruxa) continuam sendo uma das melhores partes da série (e pra mim o melhor ship é Manon/Aelin) (sim, me deixem sonhar).

O final também foi ótimo. Apenas uma coisa me incomodou nele (o destino do rei de Adarlan, mas né, spoilers), mas no geral ele me agradou bastante. Não sei, porém, como Maas vai esticar essa história por mais dois livros. Pra mim um só já seria o bastante. 

Enfim, 4.5 estrelas para Queen of Shadows.

OBS: Depois do casal queer figurante em Herdeira do Fogo pensei que a Maas ia dar uma diversificada na série. Ledo engano. Todos os ships formados aqui e todos os indícios de ships que se formarão são 100% hétero (mas no meu headcanon Aedion é bi porque faz muito sentido, sinto muito).

OBS 2: Mulheres. Tem tanta mulher nesse livro, e todas com personalidades incríveis. E ainda me perguntam porque eu leio YA, tsc (se dependesse de fantasia adulta eu já estaria mortinha, né).

Você pode gostar de:

37 comentários

  1. Respeito sua opinião, mas achei ridículo o jeito que Chaol e Celaena se comportam nesse livro. Você pode argumentar que a coisa foi natural mas, sinceramente, não achei. Nunca tinha visto os protagonistas mudarem completamente de personalidade entre um livro e outro sem qualquer justificativa; jogarem foram sentimentos claros por nada; ficarem se odiando tendo se amado poucos meses antes no arco da história. Ridículo. Basta você ler várias passagens nos 2 primeiros livros para notar que são outros completos personagens. Nem é uma questão de trauma de um ou outro - é uma mudança para atender o anseio de que dois feéricos se apaixonem e fiquem juntos. Muito fraco. Mas concordo com você sobre uma coisa: a autora não sabe o que quer da série, e desconfio que não sabe nada do destino dos personagens. Seria muito mais bacana Rowan ser um tipo "Mestre Yoda" do que um novo interesse amoroso (e pior, adolescente de 300 anos que fica tirando a camisa...sem comentários); e o triângulo amoroso com Dorian tinha tudo para ser melhor explorado nesse retorno. Mas não, ela muda tudo e joga todo um roteiro e fio da meada na lata do lixo. Melhor teria sido começar outra série do zero. Extremamente decepcionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, aí a gente vai ter que concordar em discordar. Pra mim já tinha muito desse estranhamento entre Celaena e Chaol desde o que aconteceu com Nehemia, até porque a Celaena nunca o perdoou por isso e já no final de Coroa da Meia Noite ele deu indícios de que tinha medo/nojo da forma féerica dela. Então entendo os dois terem se distanciado e se culpado.
      E sim, seria melhor se Celaena e Rowan nunca tivessem se tornado um casal. Do jeito que a coisa toda se desenvolveu ficou muito forçado, muito "do nada", então a história acaba perdendo o sentido/a continuidade. Pra mim ela não planejou direito a série e deu nisso.

      Excluir
  2. Acabei de ler agora e logo corri aqui para ler sua resenha e comentar!
    Bom, vamos lá...
    Sim, eu concordo com você com relação a Chaol e Celaena. Do jeito que as coisas terminaram no livro anterior eu só conseguia pensar que não tinha mais nada a ver eles juntos. Claramente o relacionamento dos dois acabou. A autora colocou muitos indícios disso e não achei que eles estavam agindo fora de contexto.
    Gostei muito do casal Rowan e Aelin, porém achei tudo muito enrolado e adolescente demais entre eles.

    Já a história das bruxas está sensacional. Adoro a Manon e achei por um momento que ela shiparia com a sua Segunda, pois a ligação entre as duas parecia ser muito forte e com sentimentos não declarados. Eu achei por um momento que esta era a intenção da autora e então, de repente ela teria mudado de ideia e forçado uma aproximação sentimental com Dorian, meio que dando a entender que dali surgiria um novo casal. Disso eu não gostei.
    Bom, para finalizar só que quero dizer que achei o desenrolar da trama principal ótimo e os personagens em geral muito bem feitos. Não vejo a hora da continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu desagrado com Rowan/Aelin é o quão adolescente a coisa toda soou. Achei que acabou deixando o relacionamento dos dois bem superficial e bem chatinho.

      Manon/Dorian pra mim foi um dos pontos baixos do livro. Ficou bem sem graça, bem lugar-comum, e não combinou nada com a personalidade da Manon. Parece que como o fim da série está chegando a autora quer fazer todos os casaizinhos possíveis :/

      E concordo; a trama principal ficou maravilhosa e eu gostei bastante de todos os personagens. Agora é só esperar o próximo mesmo ^^

      Excluir
    2. Também achei nada a ver Dorian/Manon.

      Outra coisa que não gostei muito foi a personalidade do Aedion perto do casal Rowan/Aelin, poxa vida ele é um general e parecia mais um garoto de 15 anos!

      Entretanto, amei como a autora trabalhou a Lisandra e descobrir mais sobre ela foi uma surpresa.

      Excluir
    3. Nossa, o modo como Aedion e Rowan agiam quando estavam no mesmo lugar no geral foi muito ridículo. Passei o livro quase esperando que eles começassem a marcar território.

      Lisandra foi uma surpresa maravilhosa! Eu nem esperava que ela fosse aparecer de novo, mas foi ótimo ter ela de volta, principalmente como amiga da Aelin.

      Excluir
  3. Ola eu estou lendo agora herdeira de fogo.
    Eu gosto de olhar resenhas dos livros a frente pois assim nao me decepciono quando vejo o rumo que a historia segue.
    Pelo que vejo a Sarah muda demais o romance.
    No primeiro ela se apaixona por Dorian.
    No segundo do nada ela nao quer mais DOrian e se apaixona por Chaol.
    Em herdeira que estou lendo estava desconfiando que ela e ROwan iam acabar se envolvendo, mas eu estava esperançosa que nao acontecesse.
    Eu sei que a maioria das leitoras queriam que ela ficasse com CHaol, mas eu gostaria que ela ficasse com DOrian, acho que seria bor ver Aelyn e DOrian juntos, ele aprendendo a usar a magia dele e ela aperfeiçoando a sua para derrotar o rei.
    GoStRia de ver Dorian deixar de ser mimado e enfrentaro pai.

    Mas as historias nem sempre seguem o rumo que a gente quer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um lado eu acho que legal que a protagonista não fique presa apenas aos interesses românticos que foram introduzidos no livro um (convenhamos que no mundo real raramente uma pessoa fica com, sei lá, a segunda pessoa por quem se apaixona), mas por outro a coisa toda ficou muito desajeitada. Se a Maas tivesse planejado isso desde o início, aí sim, eu ficaria de boa com os acontecimentos, mas do jeito que a série está agora parece que ela foi mudando de ideia mesmo.

      Eu sinceramente nem me importo muito com quem a Celaena vai ficar, então...

      Excluir
  4. Esse é o unico ponto fraco da historia , gosto de mais dessa serie, mais essas mudancas de romances da qual a principal muda todo livro de parceiro é ate irritante a autora nao se decide e deixa os leitores meio sem nação de como vai terminar a historia , gosto demais do casal Dorian e Celeane , mais do jeito que as coisas vão melhor ela terminar sozinha mesmo. Esaa é minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho legal que protagonistas possam ter mais de um interesse romântico (desde que não seja triângulo amoroso) porque acho bem realístico, mas apenas quando isso é planejado. Nessa série parece mais que a autora foi mudando de ideia de um livro pro outro e isso acabou com o romance pra mim.
      (Mas Dorian e Celaena eram meus preferidos também).

      Excluir
  5. Estou lendo o Herdeira do Fogo, e está entediante... zzzzz (nem sei se vou realmente terminar de ler, principalmente agora ao saber um pouco do que vai rolar no próximo, coisa que vai, felizmente, me prevenir de uma grande decepção)
    Acho que os únicos capítulos que "salvam" são os da Manon.

    Acho o Rowan muito cliche, muito zzzzzzz. Com toda aquela pinta de "sou fodão", "vivi muito tempo", "ah, sofri pra caralho", "vou ficar rancoroso porque dei mole uma vez e me maltrataram".

    Dorian também é muito zzzzz, bem enjoado, com toda aquela pinta de "conquistador", mas na moral, nem se ele fosse o cara mais bonito e rico, me conquistaria da forma que ele "conquista" as mulheres do livro. Bem caido (e já não curtia ele desde as aparições dele no primeiro livro, já que a unica cena que achei boa dele foi quando ele vai até Endovier fazer a proposta. Aparentemente não era o príncipe chato e medroso que provou ser nos demais momentos. )

    Preferia o Chaol justamente porque ele me pareceu mais verdadeiro, sentimentalmente. Ele sempre respeitou ela e manteve sua posição. E isso fez ele ser meu personagem favorito até o momento (embora essa saga com o Aedion, Ren e o Murtaugh estejam me fazendo cansar do Chaol, muito dialogo para pouca ação. Cenas previsíveis.)

    Já sobre a Celaena, cara, se tornou bem chata e com toda aquela melancolia de "sofri a vida toda". Como se quisessem que as pessoas sentissem pena, mas age como se fosse poderosa. Como se no "silencio" estivesse deixando o livro aberto para quem quiser "ler" nos olhos e nos chiliques que ela é uma sofredora, lutadora, sobrevivente. E isso me incomoda bastante, já que no primeiro livro ela era mais "aberta" e judiava um pouco da posição e pelo que ela sofreu. Ai começa já o terceiro livro pagando de foda, vivida, sofrida, que não se importa com nada (embora, no fundo, se importe até demais) etc.

    Bom, não sei mais coisas sobre o "futuro" da saga e nem sei se vou chegar até lá. Mas essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, na minha opinião, ela forçou a história, como ela tivesse traído o enredo anterior, super decepcionada com o fim de Chaol e Aelin. Vou continuar a ler, mas sem muitas expectativas, a série perdeu muito do seu brilho.

      Excluir
  6. Ainda to no Herdeira do Fogo, mas cada vez que leio mais, mais quero que ela fique com Chaol apesar de tudo, e cada vez mais, vejo que a história continua indo pro caminho oposto, no pique RIP desse ship dos dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Chaol se torna bem chatinho em relação a Celaena em Queen of Shadows. Eu gostava dele mais antigamente também, mas depois de QoS ficou difícil.

      Excluir
    2. Agora que terminei minha leitura do Herdeira de Fogo formei melhor opinião sobre, e estou com mínimas expectativas com relação ao Rainha das Sombras.
      Achei que a Maas realmente nao sabe o que quer sobre o final do livro e como foi entediante ler o Herdeira do Fogo, porque? Porque ela tente corrigir erros, e faz com que Aelin use muletas sentimentais pra conseguir dar a volta por cima (vide primeiro Chaol, depois Rowan, e quem sabe, ela nao crie ou explore algum outro personagem pra ela se libertar e ter mais potencial?) Sinceramente, é entediante ver que esses ciclos amorosos se criem em tao pouco tempo, visto que, a linha do tempo é continua e portanto, mostra o quanto a personagem é imatura sentimentalmente, nao se acha sozinha, sempre tem alguem ali por ela, e sim, entendo que depois de tudo que passou, nao é de menos.. Maaaas, ainda assim, nao a deixa de ser uma incrivel mulher e com um coração enorme, para todos, nao somente seus elegiveis pares romanticos.

      Excluir
    3. Eu ainda sonho que ela volte pra Chaol, mas só sonho mesmo!!!

      Excluir
  7. Geeenntte, me abraça! Melhor ship Manon/Aelin!!! Como eu imagino nas minhas mais loucas fantasias!

    ResponderExcluir
  8. Acabei o primeiro livro hoje e fui logo pesquisar mais sobre o shipp que é Dorian/Celaena, e o que encontrei foi um monte de decepção, pensava que as coisas iam melhorar em relação não só do shipp, mas da história em geral, e uma coisa que eu mais odeio é essa troca de casais incessantes em livros, séries, animes, etc... odeio esse tipo de harém que se tornou a saga, e fica bem evidente pelo o que eu li que a autora esta totalmente perdida no rumo das coisas, meu conselho pra ela seria começar tudo de novo, pois ela acabou de perder uma leitora, não vou tirar tempo da minha vida pra ler esse tipo de confusão romântica que se tornou os livros, fiquei triste pois achei que finalmente tinha achado um bom livro com uma boa história de aventura e romance, mas encontrei decepção atras de decepção....acho que teria sido melhor se ela tivesse deixado só o Dorian,o Chaol e talvez mais algum interesse romântico para a Celaena.....Só fiquei bem decepcionada,de qualquer maneira continuarei shippando ela e o Dorian....O livro tinha tanto potencial, me desculpem por escrever tudo isso, precisava desabafar as minhas tristezas kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você!!! Estou no meio de coroa da meia noite... e já achando um saco... Ai parei aqui... e na boa... não vou perder meu tempo com uma escritora perdida como essa.
      Se quiser meu conselho leia "The Kiss Of Deception - Crônicas de Amor e Ódio" essa trilogia sim vale a pena!!!

      Excluir
    2. Me sinto da mesma forma que vocês, eu já sabia que era um triângulo amoroso antes de ler o primeiro livro, mas já estava me preparando caso ela não ficasse com o que eu queria, o Dorian, mas descobri que ela ficará trocando de par romântico em cada livro, então me desanimei bastante, já desistir do romance do livro e não me importo mais com quem ela vai focar, porém irei continuar lendo, pois quero acompanhar a história fora do romance. Antes desse livro já tinha lido Corte de espinhos e rosas, que é da mesma autora, e fui massacrada pelo começo do segundo livro, irei continuar lendo os livros dela, pois o mundo que ela criou é fascinante, mas já não ponho expectativas nos pares românticos que aparecem nos livros dela.

      Excluir
  9. Minha gente me crucifiquem, mas eu super shippo Aelin com Rowan. E confesso que a herdeira do fogo é um pouco monótona, tou já já terminando ele é ansiosa de mais como o próximo livro. Tipo pirando mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Exato... não consigo parar de pensar como essa escritora é burra... rs

      Excluir
  11. CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS 2,3 E 4.


    Terminei de ler Queen Of Shadows essa semana. Demorei para ler Heir Of Fire e Queen Of Shadows porque sabia que ía me decepcionar. Não pela história principal, em si; mas pelos casais. Eu havia lido trechos e resenhas desses dois livros e já sabia que as coisas que eu "queria" que acontecesse não iria acontecer. Amo a saga Trono de Vidro, acho ela uma das melhores que eu já li, se não a melhor. A história é fantástica. Mescla bem a fantasia com temas mais adultos, como tortura, perda etc. Eu percebi, em Heir Of Fire, que a autora queria mostrar os dois lados da protagonista:
    O lado Celaena - a garota forte, destemida que sabe se levantar quando cai.
    E o lado Aelin - a princesa ingênua, que perdeu tudo e que quer se "esconder" do mundo para não sofrer mais.
    O problema surgiu, ao meu ver, no final de Heir Of Fire, quando a autora juntou as duas personalidades, fazendo com que a "personalidade Aelin" se sobrepusesse. Não gostei que em Queen Of Shadows a Aelin queria/quer matar a parte Celaena dela, sendo que aquela assassina que ela era no "passado" é uma grande parte do que ela é "hoje".
    (Não sei se isso faz muito sentido, mas foi isso que achei).
    Quanto aos interesses amorosos da Aelin/Celaena, só tenho uma palavra a dizer: ridículo. Sei que na vida há muito essas coisas, de se apaixonar por várias pessoas até encontrar a "alma gêmea", só que, na vida real, a gente não deixa de gostar de uma pessoa de uma hora para outra, ou porque decidimos deixar de gostar. E isso é o que mais me irritou em Rainha Das Sombras. Chaol clama, em Coroa da Meia Noite, amar a Celaena. Mas em Rainha Das Sombras, ele pega o anel que ela devolveu para ele e penhora no dia seguinte. SEM SEQUER TENTAR RECONQUISTA-LA. Ele muda completamente de personalidade em alguns meses. Isso para mim não é amor. Eu acho que a única pessoa que Celaena amou foi Sam, os outros foram/são tudo paixonites. Outra coisa que me deixou bastante decepcionada foi o extremo sentimentalismo em Herdeira do Fogo. Ela perde Nehemia e, por causa disso, ela se auto afunda em um abismo (por causa da culpa que ela sente ao lembrar que fora cruel com Nehemia) E não vemos NENHUM traço da garota forte que "superou" a morte de Sam e sobreviveu um ano em Endovier. Ela simplesmente passa a depender de Rowan para ficar bem. E quando ele não dá isso à ela, ela afunda ainda mais no abismo. Eu entendo que ela sofreria pela perda da amiga, e a "traição" de Chaol. Mas devemos lembrar que ela passou por coisas iguais ou piores e se reergueu sozinha. No primeiro livro ela era a fodona que mesclava partes iguais de razão e sentimentos. Já no terceiro ela deixa o sentimento nublar completamente a razão. No primeiro livro, eu não shippava Celaena e Dorian porque achava Chaol um personagem "melhor" mas agora eu com certeza shippo, depois de ler Rainha Das Sombras (Eu shippo porque eles parecem a versão "moderna" de Elena e Garvin). Quando Manon foi primeiramente apresentada, eu não gostei dela. Mas depois de ler o último livro, eu sinceramente me apaixonei por ela. Para mim, ela é a versão mais velha da Celaena, e um dos melhores personagens. Sobre a relação de Rowan e Aedion, eu não tenho o que reclamar; acho legal ver eles trabalhando juntos, como uma equipe, tendo uma dose de rivalidade e um respeito relutante. Só não gostei porque não vi nada do lado general do Aedion; ele parece apenas uma pessoa que nunca viu nada de ruim, em algumas partes do livro. Para mim, o Rowan decaiu muito nesse último livro, deixando os sentimentos nublar a sua razão; fazendo com que ele perca completamente a imagem de feérico fodão que ele tinha em Herdeira do Fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente gostei muito do livro, ainda considero essa saga uma das melhores que eu li. Adorei a reintrodução de Lysandra, como um personagem diferente (Adorei a amizade dela com a Aelin). Estou extremamente ansiosa para o próximo livro.
      PS: Quanto à Aelin ter desistido de Dorian: eu entendo que ela tenha desistido dele pelo fato de que ela havia presenciado, em primeira mão, o que acontecia com as pessoas que estavam nessa "prisão", por isso é compreensível que ela tenha desistido dele quando soube do que aconteceu.
      - Bem, isso foi o que eu achei do livro. Desculpe pelo textão.

      Excluir
  12. Los personajes secundarios Hubo un personaje que me agrado pero no recuerdo como se llama, perdonen este cerebro de teflon, va a ser la mejor amiga de Aelin y ayudara mucho en la historia.


    Lo que más destacó La forma de matar de Sarah jajajajaja mata sin remordimientos, me agrada :P

    Lo que no me gusto Siento que hay varias incongruencias en la historia pero me emociona la trama así que las dejo pasar aunque por eso le di cuatro y no creo que de cuatro pase esta saga pero veamos si el quinto me arranca el tan preciado cinco :)veterinario Gracias

    ResponderExcluir
  13. a "guerra" do Aedion e do Rowan, foi mais umas das coisas que me entregaram na historia (mesmo Aelin quase colocando eles para fora de casa)

    ResponderExcluir
  14. Também parei na metade de Coroa dá Meia Noite, e isso foi há algumas horas atrás, e não dormi bem. Depois dá morte dá Nehemia, que foi ridículo e partiu meu coração, a melhor coisa que fiz foi procurar resenhas sobre os próximos volumes. Sejamos sinceros, o romance, apesar de todos os elementos épicos maravilhosos que mechem com a nossa imaginação, comanda a história. É só olhar para todos os comentários aqui, sem excessão de nenhum, todos são sobre os nossos ships. Eu parei de ler depois que fui ao final dos outros e vi que Celaena não ficou mais com Chaol, porquê desde o primeiro livro torcia para os dois, não sei como é o romance dela com Rowan, pois não li mais e nem lerei, mas o dela com Chaol foi surgindo aos poucos com amizade, respeito e confiança, e aí pelos comentários acima vejo que a autora estragou a personalidade dos dois, me deixou triste e tirou o encanto que eu estava da trama. Enfim, não soube de desistir de livros, mesmo que eles sejam chatos, mas não vou aguentar ler mais cinco livros com tantas variáveis. Espero que no final Chaol encontre alguém que o mereça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc expressou meu sentimento.

      Não gostava dela com Dorian. Achei o envolvimento dela com Chaol mto mais natural e verdadeiro. O término deles partiu meu coração.
      Em herdeira do fogo martelaram tanto que o Chaol não escolhia um lado e não aceitava a Celaena por completo, o que eu concordo. Mas da forma como acabou eu me enchi de esperança. O Aedion (arrogante e obcecado pela Celaena) se entregar no lugar dele, pq a Celaena ficaria super triste com a morte do Chaol, o Dorian mostrar a magia pro rei pra salva-lo, super me deu a entender que faziam isso por ele e por Celaena. aí no final (blz, pode ter demorado) ele se posiciona contra o rei, a favor de Dorian e foge (não sem antes levar LIGEIRINHA. Isso que é amor, Brasil). Pra mim foi a redenção dele ali: se posicionar contra o rei, abandonar o cargo que batalhou e se juntar a causa da Celaena (por mais que fique mais claro que a lealdade dele está com Dorian, ambos estariam do mesmo lado contra o rei). Mas acho que a autora não tava se preocupando em construir a história.
      E agora, nas primeiras páginas de rainha das sombras eles rompem com uma facilidade absurda e o Chaol parece não aceitar mais Celaena. Honestamente não quero mais ler :/
      Acho a história incrível, personagens femininos marcantes (comecei odiando Manon e agora é quase a preferida), mas as trocas de casais deixa tudo mto raso e impacta demais no curso da história.

      Excluir
  15. Eu gostei do casal Aelin e Rowan e ficaria muito decepcionada se a autora do nada muda-se.Agora no caso do Chaol tive a impressão de que a autora começaria a criar um relação entre eles,e estava gostando do rumo tomado,mas depois da grande mudança em Coroa da meia-noite,ele começou a me irritar bastante.E seriamente se autora começar a estragar a história mudando completamente os personagens vou abandonar a série e alertar todos que pretenderem ler.

    ResponderExcluir
  16. A celaena fica com quem no final de tudo ? Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber, alguém me dá spoiler por favor kkkk
      Estou terminando Herdeira de Fogo e olha, o livro só ficou bom quando cheguei nos 75% ... muito parado, muito diálogo, realmente eu queria ler mas sentia sono...
      Já li a outra série Corte de Espinhos e Rosas ( que na minha opinião é muito melhor que essa) então já sabia que ela adora mudar os casais, então nem esperei muita coisa..
      Quero ler os próximos mas espero que sejam menos cansativos, pq esse me deu muito sono... zzz agora no final que ficou bom, então espero que os outros sejam melhores 🙂

      Excluir
  17. que chato, estava no segundo capitulo do primeiro livro com expectativas altissímas sob o meu shipp ( dorian e caelena ) e decidi ver algumas resenhas para n acabar me decepcionando com o rumo q as coisas tomariam aff, estou mega decepcionada e triste pois tinha mtas expectativas sobre a serie, mas infelizmente n tenho nem coraçao nem maturidade mto menos paciencia para lidar cm tantas reviravoltas romanticas....de volta a procura de um bom livro para ler!


    peace, all love

    ResponderExcluir
  18. Depois de tudo isso, tá decidido, não vou mais shippa ninguém, que a Celeana fique solteirona mesmo, ou que do nada apareça alguém qualquer que a nossa querida autora colocou só para que a Celeana tenha alguém pra namorar. Tava doida por um spoiler pra saber se a protagonista ficaria com o Chaol, mas já vi que não, que pena, a vida segue.

    ResponderExcluir
  19. Será que eu tô lendo tão rápido e estou tão tendenciosa que não consigo enxergar essa "traição" do chaol? Até a madrugada dele ter sido sequestrado ele estava ponderando tudo. Começava a pensar que o rei agia de modo estranho, reforçou a defesa da princesa e estava se abrindo para um relacionamento com alguém que representava o posto dele. Ow o cara quase pirou qdo matou o Cain! Ele não tinha tomado lado...ele sempre foi a favor do rei e começava a se questionar, qdo de repente ele vira um "traidor fdp". Enfim...desabafos.

    ResponderExcluir

Formulário de contato