4.0 estrelas fantasia

Resenha: Um Tom Mais Escuro de Magia, V.E. Schwab

14:53neo

Série Um Tom Mais Escuro de Magia | Um Tom Mais Escuro de Magia | A Gathering of Shadows | Untitled
V.E. Schwab
Editora Record
★★★★

Kell é um dos últimos Viajantes - raros magos que escolhem universos paralelos para visitar.
London Cinza é suja, chata, não tem magia e é regida pelo louco rei George. Londres Vermelha é onde vida e magia são reverenciadas e a Dinastia Maresh reina sobre um império florescente. Londres Branca é governada por quem quer que tenha matado a última pessoa no trono. Pessoas lutam para controlar a magia, e a magia faz o mesmo, sugando a cidade até o osso. Uma vez existiu Londres Negra - mas ninguém fala dela hoje em dia.
Oficialmente, Kell é um Viajante Vermelho, o embaixador pessoal e príncipe adotado de Londres Vermelha, carregando as correspondências mensais entre os reis de cada Londres. Extra-oficialmente, Kell contrabandeia para aqueles dispostos a pagar até mesmo por um vislumbre de um mundo que nunca poderão ver. Esse passatempo perigoso faz com que ele comita uma traição acidental. Fugindo para Londres Cinza, Kell colide com Delilah Bard, uma ladra com aspirações elevadas. Ela o rouba, o salva de um perigoso inimigo, e então o força a levá-la para outro mundo para que ela tenha sua “aventura de verdade”.
Mas magia perigosa está em andamento, e traição se esconde em cada turno. Para salvar todos os mundos, Kell e Lila primeiro precisam ficar vivos - algo mais complicado do que eles esperavam.

Eu já vinha ouvindo falar da autora desse livro, V.E. Schwab (ou Victoria Schwab, mas ela só usa o Victoria em seus livros YA), muito tempo antes de pegar Um Tom Mais Escuro de Magia para ler, e praticamente todo mundo a adorava. Nem preciso dizer, portanto, que minhas expectativas foram parar no céu de tão altas - afinal, Schwab era (bem, é) famosa por escrever histórias diferentes, com personagens cinzentos e mundos originais. O que mais eu poderia querer de uma história de fantasia? Pois é.

Também não preciso dizer que isso tudo fez com que eu fosse com sede demais ao pote. E não, não digo isso porque não gostei do livro - muito pelo contrário.

Um Tom Mais Escuro de Magia é ótimo, talvez até mesmo excelente. Os personagens são bons - não são vagos nem unidimensionais, e permanecem consistente durante a história, mas infelizmente nenhum chegou a “sair do papel” pra mim. Meu único problema de verdade, porém, se deu com a Lila. Lila é uma personagem excelente tecnicamente falando, mas algo na caracterização dela me incomodou, e foi só ao me dar conta de que ela me lembrava a Vin de Mistborn apesar de ambas serem extremamente diferentes que eu entendi o porquê - caracterização forçada. No caso de Um Tom Mais Escuro de Magia, isso foi algo bem pequeno, felizmente, mas não pude deixar de lado a sensação de que a construção da personalidade dela ficou um tanto, hm, óbvia? Não me entenda errado - Lila é ainda, provavelmente, a melhor personagem do livro de longe. Eu só gostaria mesmo que a caracterização dela tivesse sido um pouco mais sútil. 

A escrita de Schwab também é ótima e eu adorei as três Londres e o modo como cada uma foi retratada, mas senti falta de um pouco mais de worldbuilding. Quero dizer, a única coisa que todos os quatro - bem, três, já que Londres Negra caiu há anos - mundos paralelos têm em comum é o fato dessas três/quatro cidades se chamarem Londres. Todo o resto do mundo é diferente. A parte física é igual, sim, ou seja, os continentes existem da mesma forma, mas os povos, os países, etc, são diferentes, mas nada disso foi mostrado. No máximo tem uma menção ou outra a um reino que não conhecemos, mas fora isso… necas. 

Porém, o que me fez não dar cinco estrelas pra esse livro foi o plot, que eu achei um tanto simples. Me manteve intrigada, sim, e eu quase não larguei o livro enquanto o lia, mas… bem, eu esperava mais. E é por isso que eu odeio o hype. Comecei essa história achando que leria o livro do século, aquele que seria melhor que 99% do que tem no mercado, e né, não foi isso que achei. Achei um livro muito bom, mas sinceramente, faz tempo que quero ler um livro que faça com que eu me torne fã dele - o que não acontece desde Captive Prince, que li em 2014 - então apostei todas as minhas fichas em Um Tom Mais Escuro de Magia, mas esse era o cavalo errado. Ou seja, it’s me, not you.

No fim das contas, essa é uma série que com certeza vou continuar lendo, e Schwab é uma das autoras que prestarei atenção em 2016 (ela tem outro livro muito famoso de super-heróis, Vicious, que mal posso esperar pra ler), mas, como já disse, esperava um pouco mais de Um Tom Mais Escuro de Magia. 4.0 estrelas.

Você pode gostar de:

1 comentários

  1. Adorei a resenha, você escreve muito bem! Li o livro e vou confessar que não gostei muito no começo. Achei a Lila uma chata de primeira viagem. Mas, o Kell foi o personagem que me fez continuar lendo. Os mistérios, o enredo da historia, a missão e tudo mais me impressionou bastante! Com certeza vou ler os próximos livros.

    ResponderExcluir

Formulário de contato