top 5

Top 5 de livros de 2015!

13:11neo


2015 foi um ano bem melhor para livros do que 2014, pelo menos pra mim. Quem acompanha o blog há um tempo sabe que li livros horríveis em 2014, ou seja, 2015 foi meio que um upgrade nesse sentido. Mas enquanto pensava no top 5 para esse post me dei conta de outra coisa: li muitos livros mais ou menos em 2015, o que, obviamente, é melhor do que ler muitos livros ruins, mas mesmo assim me vi sem ter uma grande quantidade de histórias que realmente me marcaram esse ano.

Enfim, top 5 abaixo: 

  • 5: Viral Airwaves (Claudie Arseneault)
Henry Schmitt não quer nada além de uma vida quieta e uma ração diária de macarrão instantâneo. Isso pelo menos até ele descobrir o terrível segredo que levou seu pai a partir - a Praga que matou sua mãe e devastou seu país foi criada por aqueles agora em poder. Ele tem uma chance de ajudar a expor essa conspiração: um bando de rebeldes precisa de pilotos para seu balão de ar quente, onde eles podem iniciar uma transmissão revelando a verdade. Se Henry aceitar, ele poderá realizar seu sonho de voar. Mas ele teria que deixar sua vida segura e tranquila para trás - e trazer a ira de um governo corrupto sobre ele. 

Sem resenha.

Viral Ariwaves é um livro publicado por uma editora pequena lá fora, e que com certeza nunca teria parado na minha lista de leitura se eu não tivesse acabado conhecendo a autora pelo Twitter. Viral Airwaves é sci-fi, gênero que não leio muito, mas a história incorpora elementos do movimento solarpunk, que eu não conhecia, mas que hoje em dia me interessa bastante. É um ótimo livro com personagens bem construídos (e diversos), boa escrita e um plot bem interessante. Sua novela prequel, The White Renagade, é de graça e vale muito apena (é sobre meu personagem favorito da história também, o Seraphin </3).

  • 4: The Cloud Roads (Martha Wells)

Moon passou toda sua vida escondendo o que ele é - um metamorfo capaz de se transformar em uma criatura com asas capaz de voar. Um órfão com memórias vagas de sua raça, Moon tenta se encaixar entre as tribos de seu vale com resultados variados. Ao ser expulso de sua tribo adotiva mais uma vez, ele descobre um metamorfo como ele... alguém que parece saber exatamente o que ele é, que promete que Moon será bem vindo em sua comunidade. O que esse estanho não diz a Moon é que sua presença irá desequilibrar a balança de poder... que sua linhagem extraordinária é crucial para a sobrevivência da colônia.. e pior, que seu povo enfrenta o risco de extinção graças aos Fell.
Agora Moon terá que superar uma vida como fugitivo para salvar a si mesmo... e sua recém-descoberta família.


Resenha em breve!

The Cloud Roads me agradou bastante por ter tropes já conhecidas e conseguir torná-las interessantes graças ao plot e ao worldbuilding original. Seu protagonista, Moon, também se tornou um dos meus favoritos do ano. 

  • 3: The Steel Remains (Richard Morgan)

Um lorde das trevas vai se erguer. Essa é a profecia que segue Ringil Eskiath - ou Gil - um mercenário experiente e um herói de guerra de uma única vez cujo cinismo é superado apenas pela velocidade da sua espada. Gil é distante de sua família aristocrática, mas quando sua mãe pede sua ajuda para libertar uma prima vendida como escrava, Gil sai para localizá-la. Mas logo se torna evidente de que há mais em jogo do que o destino de uma jovem mulher. Feitiçarias sombrias estão despertando na terra. Alguns falam em sussurros do retorno dos Aldrain, uma raça amplamente temida, demônios cruéis, mas bonitos. Agora Gil e dois velhos companheiros são tudo que se interpõem no caminho de uma profecia cuja realização afogará o mundo inteiro em sangue. Mas com heróis como estes, a cura pode se mostrar pior do que a doença.


The Steel Remains foi um livro que me surpreendeu bastante,  já que não gosto muito de grimdark. Só não continuei a série até agora porque levei uns spoilers no meio da cara e desanimei. Não porque os spoilers são ruins - muito pelo contrário, são tão bons que eu teria adorado descobri-los na narrativa ao invés de na internet.

  • 2: Queen of Shadows (Sarah J. Maas)

Tudo que Celaena Sardothien ama foi tirado dela. Mas ela enfim retornou ao império - por vigança, para resgatar seu reino e para enfrentar as sombras de seu passado...
Ela vai lutar por seu primo, um guerreiro preparado para morrer apenas para vê-la de novo. Ela vai lutar por seu amigo, um homem jovem encarcerado em uma prisão terrível. E ela lutará por seu povo, escravizado por um rei brutal e esperando o retorno triunfante de sua rainha perdida.






Se alguém me dissesse um ano atrás que um livro da Sarah J. Maas acabaria na minha lista de melhores livros do ano, eu jamais teria acreditado. Depois de achar Trono de Vidro e Coroa da Meia Noite um tanto medíocres, mas ter insistido na série por motivos que até hoje não compreendo bem, devo admitir que é provável que eu leia qualquer coisa que Maas publique. Provavelmente sempre vou ter algo a reclamar - os romances, por exemplo, me enchem o saco - mas os mundos e alguns dos personagens que Maas cria são muito interessantes.

  • 1: The Mirror Empire (Kameron Hurley)
Nas vésperas de um evento catastrófico recorrente conhecido por extinguir nações e remodelar continentes, uma órfã problemática escapa da morte e da escravidão para descobrir seu próprio passado sangrento... Enquanto um mundo vai para a guerra contra si mesmo.
No reino congelado de Saiduan, invasores de outro reino estão dizimando cidades inteiras, deixando para trás nada além de cinzas e ruínas.
À medida que a estrela negra do cataclismo surge, um governante ilegítimo tem a tarefa de manter unido um país fraturado pela guerra civil, um jovem lutador precoce é convidado a trair sua família e uma general meio-Dhai tem que decidir entre a erradicação do povo de seu pai e a lealdade para com sua Imperatriz alienígena.
Através de alianças tensas e traições devastadoras, os Dhai e seus aliados tentam se manter contra uma força aparentemente imparável enquanto nações inimigas se preparam para um encontro de mundos tão antigo quanto o próprio universo.
No final, um mundo se erguerá - e muitos perecerão.


The Mirror Empire tem praticamente tudo o que eu gosto de ler em um livro de fantasia: um mundo original - com florestas de árvores assassinas, prédios vivos, ursos enormes que são usados como montaria - com sociedades diferentes que fogem do mimimi medieval de sempre - uma com mais de dois gêneros e onde casar com mais de uma pessoa é normal, etc - e personagens interessantes, além de um plot com elementos que eu adoro - mundos paralelos, magia que vem de luas, e por aí vai. Apesar de não ter recebido 5 estrelas, The Mirror Empire foi de longe o melhor livro de 2015 pra mim.

Aliás, nenhum livro de 2015 recebeu 5 estrelas, o que até não me surpreende muito; só dou 5 estrelas para livros que se tornam meus favoritos e esse ano (ano passado, enfim) não tive nenhum. The Mirror Empire chegou perto, mas não rolou.

Menções honrosas:
  • The Way of Kings (Brandon Sanderson)
  • City of Stairs (Robert Jackson Bennet)
  • Estações de Caça (Lauro Kociuba)
  • Ariah (B. R. Sanders)
Amanhã posto os cinco livros que estou ansiosa pra ler em 2015. Até mais!

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato