3 estrelas fantasia

Resenha: Coroa da Meia-Noite, Sarah J. Maas

20:25neo

Série O Trono de Vidro: A Lâmina da Assassina | O Trono de Vidro | Coroa da Meia-Noite | Heir of Fire | Queen of Shadows | Untitled | Untitled
Sarah J. Maas
Galera Record
★★★

Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas.
A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.

Coroa da Meia-Noite é, como eu suspeitava, muito melhor do que Trono de Vidro, mas não o suficiente para eu não me sentir um tanto decepcionada.

Antes de tudo, a evolução da autora é bem visível; os personagens são mais bem desenvolvidos, a escrita é mais limpa e o ritmo é infinitamente superior. Se em Trono de Vidro a maior parte da ação acontecia off screen, aqui em Coroa da Meia-Noite temos Celaena realmente agindo como uma assassina e, sabe, assassinando as pessoas (ou algumas delas, pelo menos), o que faz a história fluir com mais rapidez e não mata o leitor de tédio. O plot também está mais imprevisível e bem organizado. Esse segundo volume não dá a impressão de "mecanismo à mostra" que eu tive ao ler o primeiro livro.

No geral, Coroa da Meia-Noite tem apenas dois problemas. Primeiro, a parte 1 é um porre, e o culpado é um só: o romance.

O início desse livro me pegou de surpresa justamente por causa disso. Pra mim não houve desenvolvimento o suficiente entre Chaol e Celaena em Trono de Vidro para que as coisas acontecessem tão rápido entre os dois aqui em Coroa da Meia-Noite. O mesmo pode ser dito, aliás, da amizade entre Nehemia e Celaena; sim, as duas são amigas há meses, mas pouco é mostrado durante o primeiro volume, e menos ainda aqui no segundo, e a amizade das duas é um ponto muito importante para a história (mais importante do que o romance, pelo que sou imensamente grata, sério). 

Para falar a verdade, senti quase como se tivesse pulado um livro só sobre os relacionamentos de Chaol/Celaena e Celeana/Nehemia, um Trono de Vidro 1.5, quando comecei esse volume (realmente existe um conto entre o primeiro e segundo livro, aliás, justamente sobre Nehemia e Celaena, mas ele é muito, muito fraco). Fiquei com a impressão de que a autora quis se livrar logo do triângulo amoroso inserido no livro 1 (graças aos céus) e, sem ter tempo, acabou acelerando Celeana/Chaol, o que tornou o romance dos dois algo meio meh e piegas e ew. E eu preferia o Chaol, gente, mas sério. Que. Porre. 

(O próprio Chaol ficou chato e mimizendo e eu me vi gostando mais do Dorian. Mas só como amigo da Celaena mesmo. Enfim, aqui no segundo volume não tem romance que preste pra mim, não importa com quem).

Mas da segunda parte em diante o romance diminui MUITO e o livro melhora 100%. Não posso falar muito sem dar spoiler, mas eu gostei bastante do desenvolvimento da Celaena diante do que aconteceu e passei a simpatizar bem mais com ela. Sua reação foi bem convincente e genuína, e muito bem escrita. Confesso que fiquei morrendo de medo de a coisa toda acabar sendo uma desculpa pra jogar angst na vida do nosso casal 20 (ew), mas não foi isso que aconteceu e pela primeira vez a história provou pra mim que é bem mais fantasia, bem mais sobre a Celaena, do que apenas romance. 

Infelizmente, o segundo problema fez minha animação toda diminuir, problema este sendo o plot twist no final, que, aliás, não é plot twist coisa nenhuma. É estupidamente cliché e eu queria tanto que a história não fosse nessa direção, porque puf, se tornou muito semelhante a um zibilhão de fantasias por aí. Não posso falar muito de novo por causa dos spoilers, mas foi quase como morrer na praia: o livro começa meh, fica ótimo e termina me lembrando porque diabos eu o achei meh em primeiro lugar.

Enfim, como eu disse, Coroa da Meia-Noite é sim melhor que O Trono de Vidro, mas não chega perto de A Lâmina da Assassina. 3.0 estrelas.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato