3.5 estrelas fantasia

Resenha: A Court of Thorns and Roses, Sarah J. Maas

16:22neo

Série A Court of Thorns and Roses: A Court of Thorns and Roses | A Court of Mist and Fury | Untitled
Sarah J. Maas
Bloomsbury Children's
★★★½
Quando Feyre, uma caçadora de dezenove anos, mata um lobo na floresta, uma criatura bestial chega demandando retribuição. Levada para uma terra mágica traiçoeira que ela só conhece em lendas, Feyre descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin - um dos imortais e letais faeries que já dominaram seu mundo.
Enquanto ela mora em sua propriedade, seus sentimentos por Tamlin se transformam de hostilidade gélida em paixão ardente que queima através de todas as mentiras e advertências que ela já ouviu sobre o belo e perigoso mundo dos Fae. Mas uma antiga sombra cresce sobre as terras do país das fadas, e Feyre deve encontrar uma maneira de pará-la... ou ela vai destruir Tamlin - e seu mundo - para sempre.

Esse livro basicamente resume minha relação com tudo que Maas escreve: tem muita, muita coisa boa, mas muita coisa irritante também.

Vamos pelas partes boas primeiro. A Court of Thorns and Roses é provavelmente um dos livros mais bem escritos da Maas, provavelmente empatado com Queen of Shadows, mas sendo em primeira pessoa a voz da protagonista, Feyre, é bem mais aparente e forte. Aliás, a própria Feyre é uma protagonista bastante agradável, e no geral eu gostei bastante dela, e juntando escrita boa + voz consistente, o clima do livro ficou perfeito e contribuiu um tanto para o worldbuilding.

Falando em worldbuilding, eu acho que sim que ele poderia ter sido um tico melhor, mas nada muito grave. Apesar de haver um ou outro monólogo em que os personagens explicavam coisas sobre o passado/os Fae/whatever para Feyre de um jeito meio infodump, na maior parte do tempo tudo foi mostrado ao leitor de forma sutil e eficaz. É aqui que o clima entra. Esse ano li alguns livros sem clima algum, sem atmosfera que fizesse você sentir que realmente estava em outro mundo, e em A Court of Thorns and Roses isso não acontece. As descrições não são minguadas e nem exageradas; são na medida certa e junto com o ritmo, que eu achei ótimo (apesar de um pouco lento no último 1/4), fazem com que você se sinta incapaz de parar de ler. 

Apesar de fadas serem geralmente associadas com elfos - e, para quem ainda não sabe, eu amo elfos - nunca fui de ler muitos livros com elas não. Em parte porque fadas geralmente = fantasia urbana e elfos = fantasia épica/alta, que é minha preferida, mas também porque romance vem muitas vezes de sobremesa quando se lê qualquer coisa com fadas e, bem, romance não é minha praia. Adoro, sim, mas como subplot e se não chamar muita atenção. Quando comecei A Court of Thorns and Roses, porém, eu já sabia que romance seria o foco e já estava preparada para isso, logo não foi essa parte que me incomodou de verdade. 

O que me incomodou foi como esse romance foi desenvolvido. Ou melhor, a parte final dele, porque o início até que foi legal. Sabe, eu até gostei do Tamlin, coisa que não aconteceu com nenhum dos três pretendentes da Celaena em Trono de Vidro. Então quando a Feyre deixou de odiá-lo e passou a ficar meio de boa com ele, eu tava meio ué, vai fundo. O que poderia dar errado a essa altura do campeonato? A transição de odeio-você-com-todas-minhas-forças para até-que-você-é-legal foi bem feita, crível. Estávamos fora de perigo, certo?

Ledo engano. O romance ficou meh pra mim quando as coisas foram, do nada, de até-que-você-é-legal para você-é-o-amor-da-minha-vida sem explicação nenhuma. Feyre morrendo de amores pelo Tamlin e o Tamlin por ela sem mais nem menos foi o momento mais wtf do livro.

Tirando isso teve algumas outras coisas sim. Primeiro, a vilã não me convenceu. De jeito nenhum. Amarantha pra mim foi uma personagem bem patética mesmo, e obsessão dela pelo Tamlin foi de revirar os olhos. Segundo, a Feyre precisava ser salva toda hora - e nem mesmo final conseguiu remediar isso. Terceiro, mulheres not found. Acho que já comentei aqui no blog que um dos motivos de eu ler fantasia YA quase tanto quanto leio fantasia adulta é porque YA tem muito mais mulheres e é no geral bem mais diversa enquanto a adulta, pelo menos nas obras mais mainstream, ainda é a dudebroland. Aqui em A Court of Thorns and Roses, porém, senti falta de mais personagens femininas. Veja bem, se fosse um livro adulto eu provavelmente não estaria reclamando (na verdade bem provável que estivesse agradecendo) - tirando a Feyre, há mais mais quatro personagens femininas com fala, mas uma não tem muita importância, outra é a vilã e as últimas são as irmãs de Feyre, que só aparecem rapidamente no início e um pouquinho mais lá pro final. Tirando elas... Homens. Homens everywhere.

E olha que eu gostei bastante da relação entre Feyre e suas irmãs. Entre ela e Nesta principalmente, que eu achei muito bem caracterizada e construída. Na verdade, toda a dinâmica da família de Feyre me agradou bastante. Não porque eles são um exemplo de família - haha, longe disso - mas porque os achei muito verdadeiros e suas relações muito verossímeis. A maior parte das relações do livro são assim, para ser sincera. É um ponto em que a Maas é realmente muito boa.

E é justamente disso que estou falando. Por um lado, personagens bem construídos e relacionamentos críveis, worldbuilding ótimo, escrita excelente e uma trama com um toque de mistério (coisas que eu adoro); por outro, romance acelerado sem motivo algum que fica dramático demais, dudebroland faerie version e uma vilã sem sal + protagonista sendo salva o tempo todo. É nessas horas que a música da Adele toca ao fundo: we could have it aaaaaall.

Enfim, vou sem dúvida ler os próximos livros. 3.5 estrelas para A Court of Thorns and Roses.   

PS: Alguém poderia me dizer o que a Maas tem contra não colocar para mulheres no refrigerador para que homens possam ficar tristes e amargos? Nesse livro temos o >terceiro< personagem dela cuja namorada/noiva/ficante/whatever morre de forma horrível, geralmente na frente dele e/ou por culpa dele, e como resultado ele se torna o Sr. Amargo ou Sr. Estoico ou Sr. Sarcástico e ZzZZZzZZ Caramba, vão todos três pastar.

PSS: Tem gente falando das cenas mais ~quentes~ desse livro como se fosse algo muito explícito e eu to aqui meio??? A gente leu o mesmo livro ??? Por que tem duas só e nenhuma é grande coisa, com nada sendo mostrado. Sério. Vi reviewer gringa chamando esse livro de softcore erotica e HAHAHAHAHAHA #okay

PSSS: Sinto que poderia escrever um livro sobre minha relação com os livros da Maas, mas a essa altura do campeonato é provável que eu leia tudo que ela escreva. A que ponto chegamos.

PSSSS: Se o Rhysand se tornar uma ponta do triângulo amoroso cabeças rolarão. Provavelmente imaginárias mas por favor, né, depois do que ele fez com a Feyre? Tudo bem que o a Amarantha fez com que ele foi nojento, mas o que ele fez com a Feyre foi igualmente nojento. Nope.

Você pode gostar de:

8 comentários

  1. Adora a Sarah J. Maas, mas tenho a impressão de que ela não cria outras personagens femininas relevantes nos seus livros pra que nenhuma ofusque suas protagonistas. É uma coisa meio "só há lugar para uma heroína nessa história" ... só acho! hehe
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu tenho essa impressão também KKK Nos livros de Trono de Vidro ela muda isso um pouco (o último está cheio de personagens femininas, por exemplo), mas no geral parece que ela hesita bastante em ter mais de uma mulher "brilhando".

      Excluir
  2. Acabei de ler! História fraca, mas bem escrita... Não gostei do casal principal, mas...
    Como amo a Sarah Maas é certeza que lerei a continuação kkkk

    E ahh apesar de tudo, não vejo a hora de vê-la na Corte de Rhysand...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo KK uma história bem fraquinha, mas bem escrita. Eu até fui com a care do Tamlin, mas ele é meio sleep inducing KK
      Eu vou ler a continuação porque to curiosa com o que ela vai fazer com a série. Vi que o segundo volume vai ser gigante, aí né KK

      Excluir
    2. Não sei se é porque a achei o Tamlin fraco por não defender a Feyre na parte Sob a Montanha mas fiquei ansiosa em ver a Feyre na Corte Noturna. Comprei o segundo livro no Ibooks e AMEI. Do meio para o final, tem várias explicações de coisas que ficaram no ar (entre linhas).

      Excluir
  3. Pior que a ponta para o próximo livro é justamente a ida da Freye a corte do Rhys, o que me faz achar sim que vai ter um triângulo, e também achei aquele final meio rápido e o fato de ela ter "mudado" na parte mais importante, um pouco sem sentido. Mas a escrita da mulher é ótima, fazer o que kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse é meu medo KK Ainda mais porque o Rhys foi um babaca com ela e triangulo amoroso por si só já é um porre, então né KK

      Excluir
  4. Gente eu também achei esse amor todo da Feyre e do Tamlin demais, e achei o Tamlin na montanha patético, fraco e chato. E gente eu gostei do Rhi's, ele não presta mas pareceu mais autêntico que o Tamlin, e com mais pegada também.

    ResponderExcluir

Formulário de contato