3.0 estrelas fantasia

Resenha: O Dragão de Sua Majestada, Naomi Novik

16:15neo

Série Téméraire: O Dragão de Sua Majestade | O Trono de Jade | A Guerra da Pólvora | Empire of Ivory | Victory of Eagles | Tongues of Serpents | Crucible of Gold | Blood of Tyrants | League of Dragons
Naomi Novik
Editora Presença
★★★
Era napoleônica: Inglaterra e França estão em guerra. O capitão William Laurence, a serviço de Sua Majestade, captura uma fragata francesa, apoderando-se de sua preciosa carga: um ovo de dragão chinês, a mais rara das espécies de dragões.
Quando o ovo choca, uma inesperada afinidade surge entre o capitão Laurence e o pequeno dragão, que recebe o nome de Temeraire. Esta relação é capaz de fazer Laurence deixar para trás sua sólida carreira na Marinha Real Britânica para lutar por um futuro incerto no Corpo Aéreo, como cavaleiro de Temeraire. Cabe a ele treinar o dragão em táticas de batalhas aéreas para integrá-lo à força aérea britânica, e prepará-lo para enfrentar as invasões napoleônicas.
Após um intenso e exaustivo treinamento, Laurence e Temeraire estão prontos para participar das batalhas contra o exército francês e impedir seu avanço sobre solo britânico. Porém, para evitar que um diabólico plano do imperador francês se realize, capitão e dragão terão de passar por um batismo de fogo, arriscando as próprias vidas para defender a Inglaterra de seus inimigos.

Apesar de ter gostado desse livro, confesso que cheguei ao seu final um tanto decepcionada, e muito disse se deve às expectativas que eu tinha dele.

E bem, minhas expectativas eram bastante altas. O Dragão de Sua Majestade tem uma das ideias mais interessantes que eu já vi: quero dizer, uma versão alternativa do nosso mundo em que dragões são usados quase como aviões, ainda por cima se passando na época das guerras napoleônicas? Poucas coisas conseguem ser melhor do que isso. Eu estava esperando, portanto, ler um dos melhores livros do ano no mínimo e o início de uma possível nova série preferida no máximo.

Mas o plot é muito fraco. Quase inexistente, para falar a verdade. A história é mais uma série de acontecimentos do que um livro com um blog organizado. Enquanto lia fiquei me perguntando para onde diabos a história estava indo, e no fim das contas ela não foi para lugar algum. Não há, digamos, nada que que faça com o leitor queira continuar lendo. Não há mistérios. Ou segredos. No máximo você tem uma ideia de que uma batalha grande talvez aconteça no fim da história, mas é só isso. O plot segue contando a vida de Laurence e Téméraire no Corpo Aéreo e se focando quase exclusivamente no treinamento deles. Chato.

O que me fez gostar de O Dragão de Sua Majestade, portanto, foram os personagens, especialmente Téméraire e Laurence. A relação entre os dois foi de longe a melhor parte do livro. Os personagens secundários também foram ótimos, claro, mas Téméraire e Laurence foram excelentes. Aliás, Téméraire é atualmente meu dragão preferido de todos os livros/filmes com dragões que já li/vi. 

O final foi bom e deixou claro que no próximo livro as coisas vão se complicar, mas como a série é muito grande (uns nove livros no total, se não me engano), não sei se vou ler o resto tão cedo. Quem sabe em um futuro um tanto distante.  Enfim, 3.0 estrelas para O Dragão de Sua Majestade.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato