2.5 estrelas fantasia

Resenha: The Girl at Midnight, Melissa Grey

13:01neo

Série The Girl at Midnight: The Girl at Midnight | The Shadow Hour | Untitled
Melissa Grey
Delacorte Press
★★½
Embaixo das ruas da cidade de Nova York vive os Avicen, uma antiga raça de pessoas com penas ao invés de cabelo e magia a correr por suas veias. Velhos encantamentos os mantém escondidos dos humanos. De todos menos um. Echo é uma batedora de carteiras fugitiva que sobrevive vendendo tesouros roubados no mercado negro, e os Avicen são a única família que ela já conheceu.
Echo é inteligente e ousada, e às vezes ela pode ser imprudente, mas acima de tudo ela é ferozmente leal. Assim, quando uma guerrar secular se aproxima de sua cabsa ela decie que é hora de agir.
Diz a lenda que há uma maneira de acabar com o conflito de uma vez por todas: encontrar o Firebird, uma entidade mítica em que se acredita possuir um poder como o mundo jamais viu. Não será uma tarefa fácil, mas se a vida de um ladrão ensinou Echo alguma coisa é como encontrar o que ela quiser... E como tomar isso.
Mas alguns trabalhos não são tão simples como parecem. E esse pode simplesmente deixar o mundo em chamas.

The Girl at Midnight era um livro que eu estava antecipando muito. Quero dizer, o plot é sobre uma garota no meio de uma guerra entre duas raças que vivem escondidas dos humanos, uma que tem penas na cabeça ao invés de cabelos (e algumas mais nos braços) e outra que tem escamas espalhadas pelo corpo (os Avicen e os Drakharin, respectivamente). Eu adorei a ideia da primeira raça; faz tempo que não via algo tão original assim, já que (pelo que eu vejo) as criaturas sobrenaturais hoje em dia sempre são mais do mesmo. 

Olhando algumas resenhas antes de começar a ler, porém, notei que várias pessoas estavam comentando o quanto The Girl at Midnight as lembrava Feita de Fumaça e Osso e bem... Eu não gostei de Feita de Fumaça e Osso. Fiz até uma resenha na época de li, mas o Chimeriane/AP não existia ainda. Em resumo: eu odeio o uso de reencarnação (tá em que em Feita de Fumaça e Osso não é exatamente reencarnação, mas dá no mesmo) em romance. Odeio, e odeio justamente porque usam o "ah, mas eles eram namorados/casados/apaixonados na vida passada!" justamente pra não desenvolver o relacionamento de ninguém na vida atual, e isso é tipo, nope pra mim. E foi por isso que não gostei de Feita de Fumaça e Osso.

Então minha relação com The Girl at Midnight estava tipo: não tenha reencarnação. Não tenha reencarnação. Não tenha reencarnação.

E, (spoiler mínimo?) boa notícia: não tem reencarnação. Mas sim, The Girl at Midnight tem muitas semelhanças com Feita de Fumaça e Osso. Echo, assim como Karou, foi criada por "monstros" e viaja o mundo pelo modo ensinado por eles, e a primeira parte de The Girl at Midnight é basicamente ela fazendo o que Karou faz em seu próprio livro: uma tarefa para seus "pais adotivos". Tem outras coisas parecidas, mas falar delas seria spoiler, então prossigamos.

As semelhanças com outros livros, porém, não para por aqui. Outra coisa que me chamou atenção foi como Jasper/Dorian me lembrou Alec/Magnus de Os Instrumentos Mortais. I mean, Dorian é meio apaixonado pelo Caius... Alec é meio apaixonado pelo Jace... Echo, Ivy, Dorian e Caius têm que pedir ajuda pro Jasper durante o livro... Same pra Clary & Cia... Jasper é igualzinho ao Magnus... Dorian é igualzinho ao Alec...

Enfim, esse livro todo foi um grande "já vi isso antes" pra mim. Sério.

Fora isso, tem os outros defeitos. O relacionamento entre Caius e Echo (aconteceu super rápido e eu fiquei meio ??? hã ???, e o mesmo vale pra Jasper/Dorian), a falta de informações sobre o que exatamente é o firebird mesmo no final, o quão confuso certos acontecimentos ou coisas foram (até hoje eu não sei onde diabos é o quartel general dos Drakharin, para vocês terem uma ideia) e o ritmo meio defeituoso, por exemplo. Claro que nem tudo foi ruim; Echo mesmo é uma protagonista bem legal e eu gostei de boa parte dos personagens, apesar de não ter, sabe, gostado mesmo de ninguém. A escrita também é ótima e, como eu disse, ainda acho os Avicen muito interessante, apesar do worldbuiling ter deixado um pouquinho a desejar.

No fim das contas, não acho que continuarei lendo essa série. 2.5 estrelas.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato