3.5 estrelas filmes

Resenha: Star Wars - O Despertar da Força

18:50neo


Antes de tudo, devo dizer uma coisa: eu não sou fã de Star Wars

Quando eu era mais nova eu assistia muitos filmes com meu pai, e a maior parte deles era ou de guerras medievais com elementos de fantasia ou cheios de naves, androides e similares. Eventualmente nós acabamos vendo O Senhor dos Anéis e Star Wars, mas eu era muito pequena (oito anos, acho?) e hoje não lembro de quase nada da primeira vez que assisti ambos. Anos mais tarde acabei voltando para O Senhor dos Anéis, mas nunca mais tentei assistir Star Wars (e não, eu nem sei o porquê).

Então quando estava entrando na sala de cinema ontem, meu pai teve que me dar um resumo super rápido da história para eu poder entender o que aconteceria no filme. Eu sabia/me lembrava de algumas coisas, claro (impossível não saber algo de Star Wars hoje em dia, né), mas me pergunte o que aconteceu em qual filme e eu não saberei nada

Ou seja, tem muita coisa nesse filme que passou direto por mim, e obviamente eu não tive a mesma experiência de um fã da série. Mas eu gostei de O Despertar da Força, mais pelos personagens do que pela história em si.

Rey e Finn são incríveis. Rey em especial é muito bem construída e tem uma personalidade bem definida, mas os dois são ótimos e foram a melhor parte do filme pra mim. O modo como a amizade de ambos se formou (que pode se desenvolver pra romance??? Sei lá) foi muito bem feito e convincente. Em momento algum pareceu forçado ou desengonçado, como amizade/romance entre homens e mulheres acabam sendo em várias histórias (filme, livro ou série, não importa). Poe também foi um bom personagem, mas como ele não teve muito screen time não deu para estabelecê-lo tão bem quanto Rey e Finn.

Outra coisa que gostei bastante foi o humor do filme. Eu ri, e ri várias vezes, principalmente durante a primeira parte da história. Novamente, graças a Rey e Finn em 90% das vezes, mas a maior parte dos personagens protagoniza um momento engraçado em algum ponto do filme. E, sinceramente, esse aspecto mais engraçado/descontraído foi muito importante para O Despertar da Força, já que o plot, na minha opinião, não é lá essas coisas. 

Quero dizer, é Star Wars. E não, não estou dizendo que o plot dos filmes anteriores era incrível ou algo do tipo (também não estou dizendo que não era - como disse lá em cima, eu não lembro e por isso não faço a menor ideia), mas Star Wars é uma série estupidamente lucrativa. Todo mundo está querendo assistir esse filme. Se não bater recorde de bilheteria, vai chegar muito perto, e de qualquer forma está vendendo como água. 

Indo direto ao ponto: se é algo que vai vender de qualquer jeito, por que escolher um plot tão sem graça? Tão “seguro”, tão mais do mesmo?

Vi alguns fãs dizendo que o plot de O Despertar da Força se parece bastante com o de Uma Nova Esperança, mas como não lembro de nada desse filme não foi isso que me incomodou. O que me incomodou mesmo foi o quão óbvia a coisa toda foi, o quão... lugar-comum, por assim dizer, a segunda parte da história se tornou. Não teve nada de novo, de diferente ou de original em O Despertar da Força, o que é uma pena, já que pra mim esse novo início teria sido uma oportunidade perfeita pra isso. Star Wars pode fazer essas coisas; o risco de dar errado existe, claro, mas de qualquer forma a série vai lucrar tanto que esse risco acaba sendo bem menor.

Por isso acabei achando a primeira parte muito melhor do que a segunda. A segunda foi legal, sim (o filme todo foi), mas menos engraçada, menos espontânea, por assim dizer, e no geral menos interessante. Os personagens continuaram bons, mas com um plot tão mais ou menos nem eles foram capazes de salvar a história de fato.

E falando em personagens, teve um que não me convenceu: Kylo Ren. Não vou falar muito porque spoilers, mas sem saber do background dele, sem saber de como sua relação com seus pais era, sem saber o que o motivou a fazer o que fez... bem, fica difícil entender e/ou simpatizar com o personagem. Foi um aspecto do filme que ficou bem solto, na minha opinião.

Enfim, se fosse pela primeira parte apenas, esse novo Star Wars receberia no mínimo quatro estrelas, mais provavelmente 4.5, mas como a segunda parte sendo meio que uma decepção... 3.5 ou 3.75 para O Despertar da Força

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Oi, Neo! Concordo com a sua resenha. Personagens (em geral) ótimos num plot fraco. Escrevi uma resenhona a respeito, se quiser ler: https://medium.com/@RGMesquita/resenha-honesta-star-wars-o-despertar-da-força-224c19ba2ef0

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo 100% com sua resenha. Podia ter sido um filme excelente, mas parece que não quiseram se esforçar para criar algo novo e se contentaram com o básico sabendo que o público (provavelmente) ia gostar de qualquer jeito.

      Abraço!

      Excluir

Formulário de contato